Alguém consegue me informar se é só pra mim que não tive a explicação da Biblioteca da onde surgiu a Biblioteca, sinceramente nos vídeos que eu assisti não tem nenhuma explicação estou travado nessa linha que está no print
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém consegue me informar se é só pra mim que não tive a explicação da Biblioteca da onde surgiu a Biblioteca, sinceramente nos vídeos que eu assisti não tem nenhuma explicação estou travado nessa linha que está no print
Olá, Elton! Como você está?
Sua dúvida é muito pertinente e vou procurar esclarecer alguns tópicos aqui.
O p5.js é umabiblioteca JavaScript.
Mas o que seria uma biblioteca em programação?
De uma forma bem simples, uma biblioteca é um conjunto com várias funções e métodos pré-prontos para o uso, ou seja, funciona para facilitar o trabalho do programador para que você não precise construir tudo do zero sempre. Exemplo: já pensou se você tivesse que desenvolver todo a teoria da fórmula de bhaskara para trabalhar com as equações de 2º grau? Ou então formular a teoria para calcular uma velocidade média de um movimento? Isso demandaria talvez até anos de árduo trabalho, mas esse pensamento foi condensado em fórmulas que podemos reutilizar e simplificar o processo. As bibliotecas em programação funcionam de forma similar
A biblioteca do p5.js foi pensada para educadores, artistas e iniciantes em programação. A ideia é facilitar a escrita de código durante a elaboração da lógica e deixar também o html e css "pré-prontos" para o uso com os métodos e funções. Dessa forma, há várias funções pré-prontas como a draw() ou preload(), por exemplo. Além disso, há outras pessoas que contribuem para a comunidade do p5js e desenvolvem soluções para diversos problemas. Uma delas é a biblioteca da collide2d, que funciona detectando a colisão entre objetos desenhados na tela.
Para consumir a collide.2d você precisa fazer um upload para o seu projeto, como já realizou e depois precisa referenciar a biblioteca no seu arquivo index.html. Verifique se o seu arquivo index.html está com essas informações:
<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
<script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/p5.js/1.4.0/p5.js"></script>
<script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/p5.js/1.4.0/addons/p5.sound.min.js"></script>
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.css">
<meta charset="utf-8" />
</head>
<body>
<script src="sketch.js"></script>
<script src="p5.collide2d.js"></script>
</body>
</html>Vou deixar aqui dois links para você conhecer de forma mais profunda o que é a biblioteca do p5.js e o que é uma biblioteca:
Espero ter ajudado você com as informações!
Em caso de dúvida, fico à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!