8
respostas

Não executo o java no promp dos

Olá galera alguém pode me dá uma força. Fiz a instalação do java seguindo todos os passos do curso online, no entanto quando digito java no DOS ele responde que não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. Vi que o meu programa foi instalado pois entrei na pasta do C:Windows e vi a pasta do java lá, até editei no ambiente do PATH, mesmo assim o comando não funciona. O que devo fazer?

8 respostas

Precisa configurar as variáveis de ambiente para apontar para a pasta bin do java, assim o prompt reconhece os comandos javac, etc.

Dá uma pesquisada sobre como configurar variáveis de ambiente no java.

Quando configurar vai funcionar direitinho.

Thiago blz? Então configurar as variáveis do ambiente para apontar para pasta bin do Java, é entrar no painel de controle, sistema, configurações avançadas e ambiente de variáveis, escolher o PATH e colar o caminho da pasta do Java.exe. Então cara eu já fiz isso e mesmo assim o problema persiste. Não sei o que faço.

Você consegue mandar o caminho que você está apontando na variável? Só para poder analisar melhor.

Então Mateus o caminho que faço é o seguinte. Primeiro eu entro na unidade C:, depois vou na pasta arquivos e programa, pasta java, pasta jdk1.8.0_231, pasta bin, e copio o endereço, depois vou no painel de controle, sistema, configurações de sistema avançados, ambiente de variáveis, procuro o PATH na ambiente de variáveis do sistema, clico em editar, novo e colo o endereço da pasta bin lá. Pronto, abro o prompt e digito java ou javac, porém o erro permanece. Eu não sou muito bom em informática, mas estou tentando aprender, principalmente linguagem de programação, e quero muito fazer esse curso. Por favor me ajudem.

Você está no caminho certo Fernando, faltou só configurar a JRE.

Nesse link tem mostrando passo a passo:

https://confluence.atlassian.com/confbr1/configurando-a-variavel-java_home-no-windows-933709538.html

Cara, aparentemente o processo está correto. Faça o seguinte, digite o comando java -version no cmd e veja se aparece algo.

Thiago, fiz a configuração do JRE e infelizmente não rolou, Mateus fiz o comando, mas a mesma mensagem apareceu. Que o java não é reconhecido como um comando interno ou externo. Não há um outro programa que possa instalar? Aconteceu a mesma coisa quando eu tentei instalar o MinGW, para fazer o curso da linguagem C, eu não consegui aí instalei o DevC++.

Então cara, o problema provavelmente é com as suas variáveis de ambiente! O SO não está conseguindo mapear o java. Aconselho você a analisar melhor essas variáveis ou repetir todo o processo de instalação.