Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Não executa o main.py

Olá, Recebo o erro:

ModuleNotFoundError: No module named 'flask'

retorno do main.py

Código utilizado:

from flask import Flask

app = Flask('meu_app')

@app.route('/')
def home():
    return "Minha primeira API."

app.run()

O flask me parece estar instalado corretamente. Conseguem me ajudar? pip install flask

10 respostas

Oiii Murilo, como você está?

Tente desinstalar o Flask e instalá-lo novamente.

Digite:

pip uninstall Flask

e após isso instale-o novamente:

pip install Flask

Caso esteja utilizando um ambiente virtual, lembre-se de ativá-lo antes de instalar a biblioteca. Para ativar um ambiente virtual, digite:

Para linux

source nome_do_ambiente/bin/activate 

Para Windows:

nome_do_ambiente/Scripts/Activate

Qualquer dúvida fico a disposição.

Grande abraço!

Oi, desistalei e quando fui instalar novamete apareceu isso Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Murilo, obrigada por mostrar o log de erro. Através dele pude perceber que o seu computador não consegue entender o site de repositórios de biblioteca do python como seguro: o pypi, por isso o erro de SSL ("Secure Sockets Layer" - camada de soquete seguro), um protocolo de segurança responsável pela autenticação do site para com o seu computador.

Vou deixar abaixo duas abordagens para sanar esse problema, caso não tenha sucesso na primeira, tente a segunda:

Primeira abordagem:

Atualize a versão do pip, pois você pode estar utilizando uma muito antiga:

pip install --upgrade pip

Tente instalar novamente o flask:

pip install Flask

Segunda abordagem:

pip install --trusted-host files.pythonhosted.org --trusted-host pypi.org --trusted-host pypi.python.org Flask

Através da abordagem acima, adicionamos o pypi, repositório de bibliotecas do python como confiável. Isso pode ter acontecido por algum problema no momento da instalação do Python, que por padrão já fornece o pip.

Caso nenhuma das abordagens acima funcione, recomendo que desinstale o Python pelo painel de controle do windows e instale-o novamente seguindo esse tutorial da Python Brasil. Atentando ao passo de marcar para para adicionar o Python ao path de variáveis de ambiente do windows.

Fico à disposição para qualquer dúvida.

Abraços!

Oi, muito obrigado pela força viu. Ainda não consegui fazer funcionar... Tentei tudo até reinstalar e ainda assim continuo com os mesmos erros. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Murilo, você está utilizando alguma rede corporativa ou possui algum proxy na sua rede?

Em caso afirmativo, tente o comando abaixo explicitando o proxy:

pip --proxy=http://seu.proxy.com  install flask

Tente também utilizar o comando pip3 ao invés de apenas pip.

Caso o erro persista, continuaremos buscando outras abordagens e vou te pedir para que responda algumas questões:

• Com outros pacotes o mesmo erro ocorre? (Tente com o pacote pandas por exemplo)
  • Você possui outros ambientes configurados como o anaconda?

Fico no aguardo.

Como eu vejo se utilizo algum proxy? Eu uso o notebook do trabalho, mas creio que esteja rodando local não na rede corporativa.

Tentei o pip3, mesmo erro. Pandas ja está instalado.

Possuo o anaconda. Acho que o problema é o TSL/SSl WARNING: pip is configured with locations that require TLS/SSL, however the ssl module in Python is not available.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Isso mesmo Murilo, é esse o problema que você citou e todas as soluções que mostrei acima são citadas na página do github da ferramenta para que possamos corrigir, como mostra neste link do github do pip.

Vamos tentar o seguinte: como você possui o anaconda, abra o prompt dota anaconda ao invés do cmd. Então, digite na barra de pesquisas do windows "anaconda prompt":

Imagem que mostra a seleção de anaconda prompt na lista de programas que aparecem na caixa de pesquisa

Quando abrir, digite:

pip install flask

Se o erro persistir, ainda nesse terminal, faça a instalação do flask pelo conda e não mais pelo pip.

conda install flask

Esse comando demora alguns minutos e pode te pedir a confirmação de instalação em algum momento. Para confirmar se a instalação foi feita com êxito, digite:

conda list

E deverá aparecer flask na listagem:

Imagem que mostra a biblioteca flask na listagem após digitar o comando

Agora, tente executar o código novamente.

Erros de ambiente são comuns e nem sempre são resolvidos rapidamente, por isso peço um pouco de paciência. Mas fique tranquilo que continuarei te auxiliando e buscando novas abordagens para que você possa dar prosseguimentos em seus estudos.

Grande abraço!

Oi, consegui instalar pelo anaconda. Apareceu na lista assim como vc mostrou, mas quando executei o arquivo main apareceu que não tem o modulo flask. To perdido viu... haha

solução!

Murilo, boa tarde! É um ótimo passo ter sido instalado. Confesso que o que está acontecendo em seu ambiente é incerto dizer, pois uma vez instalado era para funcionar como esperado.

Algumas perguntas para que eu possa entender melhor:

• Quando tentou executar o código, abriu pelo terminal do Anaconda ou CMD?
    • Se tiver aberto pelo CMD, abra pelo terminal do anaconda e navegue até a pasta do seu projeto através do comando cd endereço_da_pasta e tente executar o código.

Outra abordagem que você pode tentar é você abrir o Jupyter Notebook do Anaconda e executar o código Flask através da célula, como mostro abaixo:

Imagem que mostra o Flask sendo executado dentro do Jupyter notebook

E novamente, fique tranquilo, iremos resolver o mais breve possível ^⁻^

Resolvido Nádia!! Funcionou pelo Jupyter.

Muito obrigado pela atenção viu. Excelente sua abordagem e a forma como me ajudou.