Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Não estou entendendo muito esse módulo.

Bom, vi que o objetivo da aula é criar uma biblioteca que consiga contar a quantidade de vezes que algumas palavras se repetem nos paragrafos para ajudar uma pessoa a revisar um texto. Mas a pessoa que esta passando a aula vai só fazendo e explicando, embora devido a ter pego o básico de JavaScript eu consigo entender mais ou menos o que esta sendo feito, mas a questão é: "Quando e como vou conseguir desenvolver essa lógica para usar todas as ferramentas que são apresentadas no contexto da aula para desenvolver aplicações sozinho?"

Porque pra mim parece que só estou assistindo e vendo que o instrutor sabe fazer. Eu tenho que só ir tomando notas e tentando práticar e ir meio que decorando práticas para ir acumulando isso e no futuro saber usar. Achei que um curso deveria apresentar uma ferramento por exemplo e nos ensinar o que ela faz, nos passar práticas para fixarmos o conhecimento e assim por diante com cada nova ferramenta.
Para mim parece que estou mais assistindo e contastando o que e pessoa sabe fazer. O conhecimento esta sendo bem pouco assimilado.

1 resposta

Boa noite, Cleisson! Tudo bom?

Entendo perfeitamente a sua preocupação sobre não estar absorvendo o conhecimento como gostaríamos.

A prática é realmente um dos melhores caminhos para consolidar o aprendizado, e você está pensando do jeito certo ao querer entender como aplicar as ferramentas e conceitos apresentados. Vou deixar algumas sugestões que podem te ajudar a desenvolver essa lógica e aplicar o que está aprendendo:

1. Pratique Regularmente: Após assistir a cada aula, tente replicar o que foi feito sem olhar o código do instrutor. Isso vai te ajudar a memorizar os passos e entender o porquê de cada linha de código.
  2. Experimente Modificações: Uma vez que você tenha replicado o exercício, brinque com o código. Tente adicionar funcionalidades extras ou modificar o que já está feito. Por exemplo, na função quebraEmParagrafos(), você pode tentar remover as strings vazias antes de contar as palavras.
  3. Desafios Pessoais: Crie pequenos projetos ou desafios para você mesmo. Por exemplo, além de contar palavras, você pode tentar contar a quantidade de caracteres ou a frequência de letras em um texto.
  4. Revisão e Anotação: Continue tomando notas, mas tente fazer resumos com suas próprias palavras. Isso ajuda a internalizar o conteúdo e entender o que cada parte do código faz.
  5. Busque Recursos Adicionais: Às vezes, um conceito pode ficar mais claro quando explicado de outra forma. Procure por tutoriais, artigos ou vídeos que abordem o mesmo tema.
  6. Comunidade e Discussão: Participe de fóruns ou grupos de estudo onde você possa discutir suas dúvidas e trocar experiências com outras pessoas que estão aprendendo também.

Lembre-se, a jornada de aprendizado é única para cada pessoa. O importante é continuar praticando e buscando entender o "porquê" por trás de cada passo.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado