Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Não estou entendendo.

Bom dia, boa tarde, boa noite pessoal. Alguém consegue me explicar OO de maneira mais simplificada? Não entendi com a explicação do professor mesmo vendo mais de uma vez...

4 respostas
solução!

Olá Antônio, tudo bem?

Vamos pensar no seguinte: eu e você somos pessoas, certo? E é tranquilo pra gente entender essa informação, porque aprendemos assim. Já o computador é uma máquina, então ele entende, no final de tudo, somente "zeros e uns", que são os bits. Sabendo disso, como então que a gente pode contar pra máquina que queremos trabalhar com pessoas? Como que representamos essa informação?

Antes até existia o Paradigma Procedural, mas ele foi ficando complicado e não tinha capacidade de lidar com toda a informação que queríamos guardar. Por isso, foi criado o Paradigma de Orientação a Objetos. Com ele, a gente pode representar os vários objetos que existem no mundo, e assim construir grandes sistemas.

E como fazemos isso? Precisamos criar classes. Se antes trabalhávamos só com um arquivo, agora precisamos de vários, geralmente um pra cada classe. E uma classe é como se fosse um "molde" pra um objeto. Na classe, eu estou contando pro meu computador qual o tipo de coisa que eu quero criar, quais informações essa coisa terá. Uma pessoa tem um nome, uma altura, uma idade... E essas informações têm tipos diferentes. Tudo isso vai ser "contado" pra máquina.

Agora que ela entende o que é uma pessoa, ela pode criar um objeto do tipo pessoa. Mais do que isso: eu passo informações para o meu programa, e, com isso, eu consigo criar várias pessoas diferentes usando a mesma classe. Ou seja, todas as pessoas têm características parecidas (todo mundo tem um nome, uma idade e assim por diante), mas o meu nome é diferente do seu, nossas idades podem ser diferentes e assim vai se estendendo. Dessa forma, eu preciso criar várias instâncias usando o new.

Geralmente OO é um assunto mais complicado, então fique à vontade pra esclarecer todas as suas dúvidas por aqui :)

Mas também pode ficar tranquilo que, à medida que praticamos, vai ficando mais fácil.

Espero ter ajudado! Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Agora sim consegui entender! Muito obrigado Iasmin, agradeço imensamente. Bons estudos!

Obrigada Iasmin! Estava um pouco de dúvida também e sua explicação foi muito boa. Parabéns.

Essa explicação ficou muito boa, obrigado Iasmin!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software