Bom dia, boa tarde, boa noite pessoal. Alguém consegue me explicar OO de maneira mais simplificada? Não entendi com a explicação do professor mesmo vendo mais de uma vez...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, boa tarde, boa noite pessoal. Alguém consegue me explicar OO de maneira mais simplificada? Não entendi com a explicação do professor mesmo vendo mais de uma vez...
Olá Antônio, tudo bem?
Vamos pensar no seguinte: eu e você somos pessoas, certo? E é tranquilo pra gente entender essa informação, porque aprendemos assim. Já o computador é uma máquina, então ele entende, no final de tudo, somente "zeros e uns", que são os bits. Sabendo disso, como então que a gente pode contar pra máquina que queremos trabalhar com pessoas? Como que representamos essa informação?
Antes até existia o Paradigma Procedural, mas ele foi ficando complicado e não tinha capacidade de lidar com toda a informação que queríamos guardar. Por isso, foi criado o Paradigma de Orientação a Objetos. Com ele, a gente pode representar os vários objetos que existem no mundo, e assim construir grandes sistemas.
E como fazemos isso? Precisamos criar classes. Se antes trabalhávamos só com um arquivo, agora precisamos de vários, geralmente um pra cada classe. E uma classe é como se fosse um "molde" pra um objeto. Na classe, eu estou contando pro meu computador qual o tipo de coisa que eu quero criar, quais informações essa coisa terá. Uma pessoa tem um nome, uma altura, uma idade... E essas informações têm tipos diferentes. Tudo isso vai ser "contado" pra máquina.
Agora que ela entende o que é uma pessoa, ela pode criar um objeto do tipo pessoa. Mais do que isso: eu passo informações para o meu programa, e, com isso, eu consigo criar várias pessoas diferentes usando a mesma classe. Ou seja, todas as pessoas têm características parecidas (todo mundo tem um nome, uma idade e assim por diante), mas o meu nome é diferente do seu, nossas idades podem ser diferentes e assim vai se estendendo. Dessa forma, eu preciso criar várias instâncias usando o new.
Geralmente OO é um assunto mais complicado, então fique à vontade pra esclarecer todas as suas dúvidas por aqui :)
Mas também pode ficar tranquilo que, à medida que praticamos, vai ficando mais fácil.
Espero ter ajudado! Abraços e bons estudos!
Agora sim consegui entender! Muito obrigado Iasmin, agradeço imensamente. Bons estudos!
Obrigada Iasmin! Estava um pouco de dúvida também e sua explicação foi muito boa. Parabéns.
Essa explicação ficou muito boa, obrigado Iasmin!