1
resposta

Não estou conseguindo usar um serviço de mqtt

Estou tentando usar o serviço de mqtt da HiveMQ Cloud, mas não estou conseguindo, se alguém poder me explicar como faz, ou me mandar um link de algum vídeo para eu ver, ficarei muito grato.

Desde já, obrigado!

Estou com mesma dificuldade e outro aluno por isso estou replicando a questão dele

1 resposta

Olá, Gledson e colega que está com a mesma dificuldade!

Para utilizar o serviço de MQTT da HiveMQ Cloud, você precisa seguir alguns passos. Primeiramente, é necessário criar uma conta na plataforma e depois criar um novo broker MQTT. Em seguida, você deve configurar o seu cliente MQTT para se conectar ao broker criado.

Aqui está um exemplo de código em Python utilizando a biblioteca Paho MQTT para se conectar ao serviço da HiveMQ Cloud:

import paho.mqtt.client as mqtt

broker_url = "broker.hivemq.com"
broker_port = 1883

client = mqtt.Client()
client.connect(broker_url, broker_port)

client.publish("topic/test", "Hello world!")

Lembre-se de substituir o broker_url pelo URL do seu broker MQTT criado na HiveMQ Cloud e o broker_port pela porta configurada.

Aqui está um link para a documentação da HiveMQ Cloud que pode te ajudar a entender melhor como utilizar o serviço: https://www.hivemq.com/docs/hivemq-cloud/introduction/

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software