1
resposta

Não estou conseguindo subir o projeto...

Bom dia,

Estou com esse logs de erros...

: not foundademico_1  | ./entrypoint.sh: 2:
: not found           | ./entrypoint.sh: 2: ./entrypoint.sh:
consumer-academico_1  | ./entrypoint.sh: 8: Syntax error: end of file unexpected (expecting "then")
front_1               | ./entrypoint.sh: 8: ./entrypoint.sh: Syntax error: end of file unexpected (expecting "then")

Alguem pode me dar um help?!

1 resposta

Olá Elson, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

O erro apresentado Syntax error: end of file unexpected (expecting "then") está sendo levantado devido a incompatibilidade entre o padrão utilizado para indicar o final de linha dos arquivos .sh do projeto e o sistema operacional usado. Será necessário realizar a conversão do final de linhas dos arquivos .sh, para isso podemos fazer o uso do "Notepad++", que é um editor de código fonte gratuito, basta seguir os passos apresentados abaixo:

Instalação do Notepad++

  • Realize o download e a instalação do Notepad++. Basta acessar o seguinte link clicar no botão download e realizar a instalação. É uma instalação padrão, basta clicar em "Próximo"

Conversão

  • Após finalizar a instalação do Notepad++, no explorador de arquivos abra a pasta "alura-ms" que contém os arquivos do projeto
  • Nesta pasta, clique com o botão direito no arquivo "mkt-node.sh" e no menu de contexto escolha "Editar com o Notepad++"
  • Será aberto o Notepad++. Agora clique no menu de ferramentas escolhas as opções "Editar>Conversão final de linha>Converter para formato UNIX" como mostrado na imagem abaixo: Imagem contendo a apresentação do Notpad++ e a exibição do menu de ferramentas.
  • Agora, salve o arquivo "mkt-node.sh"
  • Repita os passos apresentados acima para os arquivos "front-end.sh", "financeiro-php.sh", "academico-php-web.sh", "academico-php.sh", sempre salvando após a conversão

Subida do contêiner

  • Após a conversão realizada, no terminal aberto na pasta "alura-ms" realizar Inicie o contêiner executando o comando abaixo:

    docker-compose up --build
    
  • Aguarde a inicialização. Observação: O tempo de inicialização pode ser prolongado, dependendo da velocidade da sua conexão com a internet e das configurações do seu sistema

  • Após iniciar, você pode dar continuidade seguindo os passos apresentados na aula subindo o projeto a partir do minuto 1:54

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software