1
resposta

Não estou conseguindo rodar o DB.AutoMigrate()

Oi, tudo bem?

Eu fiz o meu projeto praticamente idêntico ao do instrutor. A única diferença é apenas o nome do meu usuário depois do github.com e meu email no docker-compose.yml (joao@email.com).

O erro que aparece é esse:

[error] failed to initialize database, got error failed to connect to `host=localhost user=root database=root`: failed SASL auth (FATAL: password authentication failed for user "root" (SQLSTATE 28P01))
2022/03/03 17:00:29 Erro ao conectar com banco de dados
panic: Erro ao conectar com banco de dados

goroutine 1 [running]:
log.Panic({0xc000599f40, 0xc000090040, 0x0})
        C:/Program Files/Go/src/log/log.go:354 +0x65
github.com/joaofilippe/gin-rest-api/database.ConectaComBancoDeDados()
        D:/OneDrive/Área de Trabalho/gin-rest-api/database/db.go:20 +0xf9
main.main()
        D:/OneDrive/Área de Trabalho/gin-rest-api/main.go:10 +0x1d
exit status 2
1 resposta

Oi João! Tudo bem?

Pelo erro que você compartilhou, parece que está ocorrendo um problema de autenticação com o banco de dados. O erro específico indica que a autenticação com o usuário "root" falhou.

Uma possível solução para esse problema é verificar se as credenciais de acesso ao banco de dados estão corretas. Verifique se o usuário "root" possui a senha correta para acessar o banco de dados. Além disso, verifique se o host e o nome do banco de dados estão configurados corretamente.

Outra possível causa desse erro pode ser a falta de permissões para o usuário "root" acessar o banco de dados. Verifique se o usuário "root" possui as permissões necessárias para se conectar ao banco de dados.

Além disso, certifique-se de que o banco de dados esteja em execução e acessível. Verifique se o servidor do banco de dados está sendo executado corretamente e se você consegue se conectar a ele usando outras ferramentas, como o cliente de linha de comando do banco de dados.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o problema. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software