Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Não estou conseguindo rodar o comando docker-compose up

Estou em um mac e quando tento o comando docker-compose up e o volume para o postgres está assim ./postgres-data:/var/lib/postgresql/data aparece essa mensagem:

FATAL:  could not open directory "pg_notify": No such file or directory
LOG:  database system is shut down

Quando eu tento sem o ponto (/postgres-data:/var/lib/postgresql/data), aparece esse erro:

Error response from daemon: Mounts denied: 
The path /postgres-data
is not shared from OS X and is not known to Docker.
You can configure shared paths from Docker -> Preferences... -> File Sharing.

Já tentei adicionar o path ao shared paths do docker, mas continua com o mesmo erro também. Alguma sugestão?

6 respostas

Ana Paula, boa tarde!

Você está rodando localmente ou esse erro está ocorrendo no ambiente do Github Actions?

Se estiver rodando em localhost, e caso seu sistema operacional seja Linux ou macOS, tente rodar o comando docker-compose up como sudo, da seguinte forma:

sudo docker-compose up

Tentei e nos dois casos que citei os erros continuam aparecendo.

No seu sistema operacional, vc chegou a dar permissão de escrita no disco para o Docker Desktop?

Não sei como verificar isso, mas já rodei outros projetos no docker sem problemas.

solução!

Tenta essa abordagem:

No seu docker-compose.yml crie um volume no final do arquivo chamado pg-data, da seguinte forma:

version '3'

services:
    postgres:
        ...
        volumes:
            - pg-data:/var/lib/postgresql/data

volumes:
    pg-data:

Veja se funciona dessa forma, omiti com os ... o restante do código do YAML.

Funcionou! Muito obrigada :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software