Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

12
respostas

Não estou conseguindo instalar o SQL Oracle...

Na hora da construção do data base WE ele para e não continua... que devo fazer? Será que eu consigo fazer o curso com SQL server da Microsoft?

12 respostas

Olá Cristiane, tudo bem?

Você pode fornecer mais detalhes?

• Ocorre algum erro ou apenas ele para e não continua a instalação?
  • Qual versão você está utilizando?
  • Essa é a primeira tentativa de instalação ou você já tentou outras vezes?

Aguardo o seu retorno!

A instalação para, já fiquei o dia inteiro e a barra trava no we. Já tentei instalar mais de 3 x; Versão 18 e 19

Certo Cristiane, isso é bem estranho mesmo, mas pode ser algo barrando a finalização da sua instalação,como um antivírus, por exemplo. Então Cristiane, você poderia disponibilizar mais detalhes?

• Poderia disponibilizar qual a versão do seu sistema operacional?
  • Se o seu sistema operacional for o Windows 10, poderia verificar por favor, se tem alguma atualização do sistema pendente?
  • Durante a instalação, apareceu alguma tela do Windows Defender Firewall para que fosse permitido o acesso?

1 - windows 10 2 - sem atualizações pendente 3 - não dá erro algum ou aparece tela do Windows defender (inclusive já tentei instalar o defender desativado)

Certo Cristiane, isso é bem estranho, mas pelos detalhes que você disponibilizou, aparentemente a instalação está sendo impedida de ser finalizada. Como não conheço o seu ambiente, não tenho como afimar exatamente o que pode ser.

Mas, como você já tentou instalar como o Firewall desativado, peço que tente verificar também o antivírus ou algum outro programa que possa barrar essa instalação. Peço que verifique também, se mesmo a instalação não sendo finalizada, se na pasta arquivos e programas o diretório do Oracle foi criado.

Oi Daniela, boa noite!

Consegui finalizar a instalação o Norton estava barrando... mas agora não consigo realizar a conexão com a Oracle sempre dá um erro, vi que não fui a única com dificuldades. oque devo fazer?Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fico Feliz em saber que você conseguiu realizar a instalação Cristiane :).

Em relação ao problema de conexão, você pode verificar se na configuração da conexão contem o seguinte preenchimento:

1) Nome do Host: localhost;

2) Porta: 1521 - é a porta default;

3) SID: xe - nome default do banco de dados criado pelo Oracle XE.

Você poderia também acessar os serviços do windows e verificar se este serviços estão em execução:

• OracleOraDB18Home1MTSRecoveryService,
  • OracleOraDB18Home1TNSListener
  • OracleServiceXE.

Serviços Oracle

Aguardo o seu retorno!

Oi boa tarde! Desculpa sou JR em TI não sei como acessar o serviço do windows... Como devo proceder?

Certo Cristiane, você pode acessar os serviços do Windows da seguinte forma:

• Abra o menu Iniciar e digite Serviços

• Ao digitar deve aparecer para você o aplicativo Serviços , clique em abrir:

Acessando os serviços do windows

• Ao abrir localize os serviços Oracle OracleServiceXe e OracleOraDB18Home1MTSRecoveryService, OracleOraDB18Home1TNSListener e verifique se estão em execução:

Serviços Oracle

Qualquer nova dúvida é só falar!

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

esta faltando o we..

Que estranho Cristiane, este serviço também deveria ter sido criado.

Antes de indicar que você tente realizar novamente a instalação do Oracle, peço que você disponibilize aqui as informações do seus arquivos de configuração, o arquivo listener.ora e o tnsnames.ora. Na minha máquina estes arquivos estão neste diretório: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, eles devem estar em um diretório bem parecido na sua máquina também.

Que estranho Cristiane, este serviço também deveria ter sido criado.

Antes de indicar que você tente realizar novamente a instalação do Oracle, peço que você disponibilize aqui as informações do seus arquivos de configuração, o arquivo listener.ora e o tnsnames.ora. Na minha máquina estes arquivos estão neste diretório: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, eles devem estar em um diretório bem parecido na sua máquina também.