Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Não estou conseguindo instalar e usar o MySQL

Olá,

Estou tendo dificuldade para instalar e usar o MySQL. Quando digito o comando sudo apt-get install mysql-server -y me aparece o seguinte log:

janaina@janaina-VirtualBox:~$ sudo apt-get install mysql-server -y
[sudo] senha para janaina: 
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
mysql-server is already the newest version (5.7.24-0ubuntu0.18.04.1).
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 316 não atualizados.
2 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
Configurando mysql-server-5.7 (5.7.24-0ubuntu0.18.04.1) ...
Renaming removed key_buffer and myisam-recover options (if present)
O nome de arquivo especificado /var/lib/mysql/ibdata1 não existe.
Error occurred: Cannot select database.
mysql_upgrade failed with exit status 1
dpkg: erro ao processar o pacote mysql-server-5.7 (--configure):
 installed mysql-server-5.7 package post-installation script subprocess returned error exit status 1
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de mysql-server:
 mysql-server depende de mysql-server-5.7; porém:
  Pacote mysql-server-5.7 não está configurado ainda.

dpkg: erro ao processar o pacote mysql-server (--configure):
 problemas de dependência - deixando desconfigurado
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica que é um erro de seguimento de um erro anterior.
                               Erros foram encontrados durante o processamento de:
 mysql-server-5.7
 mysql-server
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Não sei como posso resolver esse problema. Até procurei alguma solução mas não consegui encontrar. Procurei na internet

3 respostas

Oi Janaina, parece que houve problemas na configuração, sendo que você já tem o MySQL instalado. Tenta o seguinte comando:

sudo apt-get install mysql-server -f

O -f vai tentar resolver possíveis problemas que aconteceram com os pacotes na instalação / configuração.

solução!

Bom dia!

Wanderson, usei o comando que me indicou mas infelizmente não funcionou, continuou dando problema. Então eu desistalei o MySQL completo e depois usei o comando do exercício e funcionou.

Vou deixar aqui os comandos que usei para desinstalar o MySQL completamente, para caso algúem passe pelo mesmo problema:

sudo apt-get purge mysql-server mysql-client mysql-common mysql-server-core-* mysql-client-core-*

sudo apt-get remove mysql-server mysql-client mysql-common mysql-server-core-* mysql-client-core-*

sudo rm -rf /etc/mysql /var/lib/mysql

sudo apt-get autoremove

sudo apt-get autoclean

Ótimo Janaina, era minha próxima sugestão! Obrigado por compartilhar os comandos aqui, outros podem precisar mesmo.

Abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software