estou tentando acompanhar o curso, porem sem executar o app, fica dificil e nao estou conseguindo
estou tentando acompanhar o curso, porem sem executar o app, fica dificil e nao estou conseguindo
Olá, Rafael, como vai?
Consigo te ajudar com essa situação, mas preciso de um pouco mais de detalhes sobre o que está acontecendo no seu ambiente. Erros relacionados ao Gradle podem ter várias origens, como configuração do Android Studio, versão do Java, dependências do projeto ou até algum problema específico que aparece no momento da execução.
Se possível, compartilhe o erro que aparece no console, informe qual sistema operacional você está utilizando, versão do Flutter e do Android Studio, e em qual etapa exatamente a execução falha. Por exemplo, pode ser durante o build, ao rodar um teste ou ao iniciar o emulador, e cada um desses cenários leva a caminhos diferentes de análise.
Também recomendo dar uma olhada neste guia de como estruturar bem sua dúvida no fórum, pois isso facilita bastante a identificação do problema e agiliza a ajuda.
Fico no aguardo das informações para te ajudar de forma mais assertiva. O fórum segue à disposição.
Abraços :)
Meu sistema operacional é o Windows 10.
Segue o aviso de falha que ocorre ao dar run no main do projeto para testar o emulador.
Launching lib\main.dart on sdk gphone64 x86 64 in debug mode...
FAILURE: Build failed with an exception.
What went wrong:
A problem occurred configuring root project 'android'.
Could not open proj generic class cache for build file 'D:\ESTUDOFLUTTER\estudo_tests\3794_flutter_tests_001-main\android\build.gradle' (C:\Users\varga.gradle\caches\7.5\scripts\6f2in87vm8vrqhu91ht1mfmcc).
BUG! exception in phase 'semantic analysis' in source unit 'BuildScript' Unsupported class file major version 65
Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace.
Run with --info or --debug option to get more log output.
Run with --scan to get full insights.
Get more help at https://help.gradle.org
BUILD FAILED in 24s
┌─ Flutter Fix ────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────┐
│ [!] Your project's Gradle version is incompatible with the Java version that Flutter is using │
│ for Gradle. │
│ │
│ To fix this issue, first, check the Java version used by Flutter by running flutter doctor │ │ --verbose. │
│ │
│ Then, update the Gradle version specified in │
│ D:\ESTUDOFLUTTER\estudo_tests\3794_flutter_tests_001-main\android\gradle\wrapper\gradle-wrapper. │
│ properties to be compatible with that Java version. See the link below for more information on │
│ compatible Java/Gradle versions: │
│ https://docs.gradle.org/current/userguide/compatibility.html#java │
2
│ │
└──────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────┘
Error: Gradle task assembleDebug failed with exit code 1
Exited (1).
Oi, Rafael.
Esse erro acontece por incompatibilidade entre a versão do Java e a versão do Gradle usada no projeto. O “Unsupported class file major version 65” indica que o Java instalado é mais recente do que o Gradle do projeto consegue suportar, então o build falha antes mesmo de rodar o app.
Embora seja possível ajustar manualmente as versões no arquivo de configuração do Gradle, na prática isso costuma levar mais tempo e gerar novos conflitos. Então, uma alternativa mais rápida é criar um projeto Flutter novo já com as configurações atualizadas e mover apenas o que você precisa do projeto antigo.
Após criar o novo projeto, copie a pasta lib, que contém o código principal da aplicação, a pasta assets, a pasta test, o arquivo pubspec.yaml, que mantém as dependências, e também o firebase.json.
Dessa forma, você mantém sua implementação e passa a utilizar uma base de projeto já compatível com as versões mais recentes das ferramentas, evitando esse tipo de erro de configuração.
O fórum segue à disposição caso precise de mais ajuda.