1
resposta

não estou conseguindo estabelecer conexão no SQL Plus

Ao abrir o meu SQL Developer, nenhuma conexão anterior fora encontrada, nem a XE nem a outra. Tentei criar uma, mas não consegui estabelecer a conexão.

1 resposta

Olá, Fernando, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente?

  • Qual a versão do Oracle você está utilizando?

Aparentemente na versão 21 do Oracle, os arquivos de conexão estão em um diretório um pouco diferente, dentro da pasta sample. Por este motivo, o SQL Developer não está localizando uma entrada TNS.

O que você pode tentar fazer Fernando, é carregar o arquivo da pasta sample e verificar se dessa forma a conexão é realizada.

Você pode fazer isso da seguinte forma:

  • Em Conexão do Banco de Dados, na aba Banco de Dados Detectados clique em Carregar um arquivo TNS:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o botão carregar um arquivo tns, que está circulado de vermelho e o botão criar conexão manualmente

  • Na nova janela que abrir acesse o diretório semelhante a C:\app\dani\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample e selecione o arquivo tnsnames.ora:

Na nova janela que abriu ao clicar em Carregar um arquivo TNS , no diretorio sample onde estão os arquivos listener, sqlnet e tnsnames

  • Após carregar o novo diretório, ele localizará uma entrada TNS, clique em Criar uma Conexão Manualmente, para criar uma nova conexão:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o banco de dados localizado, que está como o nome de alias, o botão carregar um arquivo tns e o botão de criar conexão manualmente que está circulado de vermelho

  • Altere as informações da nova conexão, informando o usuário e senha cadastrados no momento da instalação, e informando o Nome do Host e o SID, como por exemplo:

Criando uma nova conexão

Criando uma nova conexão, informando o usuário system e a senha, e em detalhes informando o host name e o SID

  • Após informar todos os dados corretamente, tente realizar a conexão.

Aguardo o seu retorno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software