2
respostas

Não estou conseguindo criar o banco de dados

Tentei criar o banco de dados como foi instruído pelo professor usando o seguinte código abaixo, adaptado para o caminho no meu computador:

CREATE DATABASE [dbVendas]
 ON  PRIMARY ( 
 NAME = N'dbVendas', 
 FILENAME = N'C:\Users\ronni\OneDrive\Documentos\Alura\Microsoft_SQL_Server', 
 SIZE = 100MB, 
 MAXSIZE = 200MB, 
 FILEGROWTH = 50MB )
 LOG ON ( 
 NAME = N'dbVendasLOG', 
 FILENAME = N'C:\Users\ronni\OneDrive\Documentos\Alura\Microsoft_SQL_Server', 
 SIZE = 100MB, 
 MAXSIZE = 200MB, 
 FILEGROWTH = 50MB );

porém, me é retornado a seguinte mensagem de erro: " Mensagem 5133, Nível 16, Estado 1, Linha 1 Falha na pesquisa de diretório pelo arquivo "C:\Users\ronni\OneDrive\Documentos\Alura\Microsoft_SQL_Server" com o erro do sistema operacional 5(Acesso negado.). Mensagem 1802, Nível 16, Estado 1, Linha 1 Falha em CREATE DATABASE. Alguns nomes de arquivos listados não puderam ser criados. Verifique os erros correlatos. "

Sou o usuário administrador e mesmo assim, encontro esse erro. Já verifiquei as permissões da pasta em questão e vi que estou com as permissões de escrita e leitura habilitadas, como pode ser visto na imagem abaixo com as propriedades de segurança da pasta. Como devo proceder? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Oii, Ronniery! Tudo bem?

O erro indica que houve uma falha na pesquisa do diretório de destino do arquivo do banco de dados, com uma mensagem de acesso negado.

Pelo seu código compartilhando, o caminho especificado para os arquivos do banco de dados está apontando para a pasta "C:\Users\ronni\OneDrive\Documentos\Alura\Microsoft_SQL_Server". Porém, o caminho correto para os arquivos seria, por exemplo, "F:\DATA\ARQUIVO_DADOS\dbVendas.MDF" e "F:\DATA\LOG_TRANSACOES\dbVendasLOG.LDF" para ficar condizente com o NAME = N'dbVendas' e N'dbVendasLOG'.

Tendo isso em mente, sugiro que edite o caminho dos arquivos, como é mencionado em aula, criando os subdiretórios "ARQUIVO_DADOS" e "LOG_TRANSACOES" dentro do subdiretório chamado "DATA".

Feito isso, atualize o código e realize o teste, observando se ele funciona como esperado.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos, Ronniery!

Oi Nathalia Tudo bem, e você?

Alterei o caminho por conta do meu computador possuir apenas a unidade C: Ao tentar usar o código passado em aula, recebo a mensagem de erro que não possuo o diretório F: " Mensagem 5133, Nível 16, Estado 1, Linha 1 Falha na pesquisa de diretório pelo arquivo "F:\DATA\ARQUIVO_DADOS\dbVendas.MDF" com o erro do sistema operacional 3(O sistema não pode encontrar o caminho especificado.). Mensagem 1802, Nível 16, Estado 1, Linha 1 Falha em CREATE DATABASE. Alguns nomes de arquivos listados não puderam ser criados. Verifique os erros correlatos. "