1
resposta

nao estou conseguindo criar meu ambiente

you root? carlan@carlan-Inspiron-3501:$ carlan@carlan-Inspiron-3501:$ python3 --version Python 3.8.10 carlan@carlan-Inspiron-3501:~$ python3 -m venv ./venv The virtual environment was not created successfully because ensurepip is not available. On Debian/Ubuntu systems, you need to install the python3-venv package using the following command.

apt install python3.8-venv

You may need to use sudo with that command. After installing the python3-venv package, recreate your virtual environment.

Failing command: ['/home/carlan/venv/bin/python3', '-Im', 'ensurepip', '--upgrade', '--default-pip']

carlan@carlan-Inspiron-3501:~$ apt install python3.8-venv E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock-frontend - open (13: Permissão negada) E: Unable to acquire the dpkg frontend lock (/var/lib/dpkg/lock-frontend), are you root? carlan@carlan-Inspiron-3501:

1 resposta

Oii Emanuel, como você está?

Sinto muito pela demora em obter um retorno.

Utilize o comando sudo antes do comando apt. O comando sudo servirá para dar privilégios de administrador, fazendo dessa forma com que seja possível realizar a instalação. Será pedido a senha do seu usuário para que comando seja executado.

Digite o seguinte comando no terminal:

sudo apt install python3-venv

Após isso, crie o ambiente virtual:

 python -m venv venv

Por fim, faça a ativação:

source venv/bin/activate

De posse disso poderá realizar as instalações das bibliotecas.

A título de curiosidade, no artigo Ambientes virtuais em Python eu falo sobre a importância de um ambiente virtual e como manipulá-lo, recomendo a leitura.

Qualquer dúvida fico à disposição.

Grande abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software