Ao realizar os testes o spring está buscando o contexto principal e não o de teste com isso ele não consegue conectar na base h2. Conseguem me auxiliar por favor ?
Java: 21 Spring: 3.4.2
Ao realizar os testes o spring está buscando o contexto principal e não o de teste com isso ele não consegue conectar na base h2. Conseguem me auxiliar por favor ?
Java: 21 Spring: 3.4.2
Olá Vitor! Como vai?
Parece que o Spring está tentando se conectar a um banco de dados em localhost:5432
, que é a porta padrão para PostgreSQL, em vez de usar o H2 em memória para os testes. Vamos verificar algumas coisas para garantir que o contexto de teste está configurado corretamente:
Dependências no pom.xml
: Verifique se as dependências do H2 e R2DBC estão corretamente configuradas no pom.xml
. Elas devem estar como runtime
para serem usadas apenas durante a execução e testes.
Anotação de Teste: Assegure-se de que a classe de teste está usando a anotação @SpringBootTest
com o ambiente de teste configurado corretamente. Você pode tentar especificar o perfil de teste explicitamente, se necessário, usando @ActiveProfiles("test")
.
Configuração de Banco de Dados: Verifique se não há nenhuma configuração de banco de dados em application.properties
ou application.yml
que possa estar sobrescrevendo as configurações de teste.
Se tudo isso estiver correto e ainda assim o problema persistir, pode ser útil você compartilhar o link de um repositório com o seu código publicado para que eu analise e faça testes.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Fala Armando!
Muito obrigado pela ajuda ai cara, resolveu aqui, tive que mudar no pom.xml
<testResources>
<testResource>
<directory>src/test/resources</directory>
</testResource>
</testResources>
E adicionar o @ActiveProfiles("test") na classe.
Depois vou tetar enteder o por que esses novos códigos foram necessários.
Novamente muito obrigado Armano!