Boa tarde, pessoal!
Testei vários códigos (o do exercício e alguns sugeridos aqui no fórum), mas o programa não funcionou conforme o esperado.
Acontece que o programa só desenha um circulo quando o botão é solto.
Estou usando o Firefox para fazer o curso e o Sublime Text para escrever.
Abaixo, os dois últimos códigos que testei:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
/* var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
tela.onmousemove = function(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onmousedown = function() {
desenha = true;
}
tela.onmouseup = function() {
desenha = false;
}
*/
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
console.log(x + ',' + y);
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function podeDesenhar(){
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
}
function naoDesenha(){
tela.onmousemove = undefined;
}
tela.onmousedown = podeDesenhar;
tela.onmouseup = naoDesenha;
</script>