1
resposta

Não está dando certo o datetime

Na aula de "Python Brasil: validação de dados no padrão nacional", módulo 4 - Manipulando e formatando datas, o professor fez simplesmente o seguinte comando:

from datetime import datetime, timedelta

Porém, quando eu faço o mesmo, o "datetime, timedelta" após o import começa a denunciar que não foi possível de encontrar, deixando uma linha vermelha em baixo deles.

Tentei de tudo, como instalar o pacote datetime e timedelta mas não funciona. Depois, eu tentei simplesmente de colocar como "import datetime", mas o mesmo fica dizendo que as outras funções que são digitadas não são encontradas.

E agora, o meu PyCharm não consegue mais funcionar normalmente no seu Console, já que ele fica mostrando muitas linhas de erros e fica "Connecting to Console" com o loading infinito.

O que eu faço com estes erros e problema do Console que não me deixa mais mecher?

1 resposta

Olá, Tiago

Primeiramente, é importante entender que o datetime é um módulo embutido no Python, ou seja, você não precisa instalar nada além do próprio Python. O fato de você estar recebendo uma mensagem de erro ao tentar importar o datetime e o timedelta pode ser devido a algum problema na instalação do Python ou na configuração do PyCharm.

Vamos começar verificando se o Python está corretamente instalado em seu sistema. Abra o terminal do seu sistema operacional (Prompt de Comando no Windows, Terminal no Linux ou macOS) e digite o seguinte comando:

python --version

Isso deve retornar a versão do Python que está instalada em seu sistema. Se você receber uma mensagem de erro ou se o comando não retornar nada, isso significa que o Python pode não estar corretamente instalado.

Se o Python estiver corretamente instalado, o próximo passo é verificar a configuração do PyCharm. Abra o PyCharm, vá até o menu "File" -> "Settings" -> "Project: [nome do seu projeto]" -> "Project Interpreter". Nessa tela, você deve ver o Python que está sendo usado pelo PyCharm. Se não houver nenhum Python selecionado ou se o Python selecionado não for o mesmo que você verificou no terminal, você deve clicar no botão de adição (+) e selecionar o Python correto.

Quanto ao problema do console do PyCharm, pode ser que ele esteja tentando executar algum código que está causando um loop infinito ou algum outro tipo de problema. Tente fechar todas as abas do console (clicando com o botão direito do mouse na aba e selecionando "Close Tab") e reiniciar o PyCharm. Se o problema persistir, você pode tentar resetar as configurações do PyCharm para o padrão, indo em "File" -> "Manage IDE Settings" -> "Restore Default Settings".

Espero que essas dicas possam te ajudar a resolver os problemas que você está enfrentando. Lembre-se, a programação é um processo de aprendizado constante e todos nós enfrentamos desafios ao longo do caminho. Mantenha a calma e continue tentando!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software