Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

11
respostas

Não esta chegando no meu email

Por algum motivo no meu email não chega.

Vou compartilhar meu codigo para você analizar:

/etc/ssmtp/ssmtp.conf:

root=servidor.guireino.test@gmail.com
mailhub=smtp.gmail.com:587
AuthUser=servidor.guireino.test@gmail.com
AuthPass=*********
UseSTARTTLS=yes

A senha esta certa eu já verifiquei.

O mailutils ja esta instalado e também o smtp.

O arquivo monitoracao-servidor:

if [ $resposta_http -ne 200 ]
then
mail -s "Problema no servidor" adm.guireino.test@gmail.com<<del
Houve um problema no servidor e os usuarios pararam de ter acesso ao conteúdo web.
del
    systemctl restart apache2
fi

E o removi "#" do /2 * /home/guilherme/Script/monitoracao-servidor.sh

Alguém sabe porque não esta enviando para o meu email?

11 respostas

Olá Guilherme,

Me parece que a configuração está correta. Você chegou a fazer a parte do exercício que seria para diminuir o nível de segurança da conta do Gmail? Sem essa configuração o Gmail não permite que enviemos um e-mail pelo nosso script.

Abs

Não estou consiguindo achar a configuração para poder receber mensagem de script no gmeil.

Você sabe como configura o gmail?

Olá Guilherme,

Ao acessar esse link: https://myaccount.google.com/lesssecureapps

Você deverá ser redirecionado para a tela onde poderá configurar o nível de segurança. Uma vez nessa página, bastaria clicar no botão para que a opção fique ON ou em português Ativada.

Abs

Já ativei Aplicativos na minha conta gmail, mais mesmo a sim não esta funcionando, e também esta ativo pop.

Porque não esta recebendo o email?

Olá Guilherme,

Uma sugestão, tente executar esse comando no terminal:

mail -s "Problema no servidor" [email]<<del
Houve um problema no servidor e os usuários pararam de ter acesso ao conteúdo web.
del

Aparece algum erro?

Aparece a mensagem no terminal:

mail: cannot send message: Process exited with a non-zero status

Olá Guilherme,

Essa mensagem normalmente aparece quando não temos permissão suficiente para enviar o email. Só para confirmar, vi que você está utilizando dois emails, no caso devemos fazer essa configuração da diminuição do nível da segurança para a conta que vai enviar o email servidor.guireino.test@gmail.com, você chegou a diminuir o nível de segurança dessa conta de e-mail?

sim, esse email esta níveis de segurança diminuindo.

Olá Guilherme,

Realmente é estranho, copiei seu código por aqui da configuração do ssmtp e funcinou sem problemas. A senha que você digitou está exatamente igual a sua senha de login com letras minúsculas e maiúsculas, etc?

Consegue postar aqui os logs de erros para a gente analisar em mais detalhes o que pode ser?

sudo cat /var/log/mail.err

sudo cat /var/log/mail.err

Nov 10 10:30:06 guilherme-System-Product-Name sSMTP[1157]: Unable to locate smtp.gmail.com
Nov 10 10:30:06 guilherme-System-Product-Name sSMTP[1157]: Cannot open smtp.gmail.com:587
Nov 10 10:30:06 guilherme-System-Product-Name sSMTP[1276]: Unable to locate smtp.gmail.com
Nov 10 10:30:06 guilherme-System-Product-Name sSMTP[1276]: Cannot open smtp.gmail.com:587
Nov 10 14:40:02 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6394]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. q2sm6742700qtf.78 - gsmtp)
Nov 10 14:40:03 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6402]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. m6sm6703110qti.14 - gsmtp)
Nov 10 14:56:02 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6600]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. d9sm1926293qti.51 - gsmtp)
Nov 10 14:56:03 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6607]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. j129sm6591205qkd.32 - gsmtp)
Nov 10 15:02:02 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6787]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. z13sm6803330qtb.97 - gsmtp)
Nov 10 15:02:02 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6794]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. y29sm6716607qtk.64 - gsmtp)

Tenho certeza que conta de email escrida no script esta correto e senha.

Olá Guilherme,

Estava analisando o log, mas para ser bem sincero, não sei o porque esse problema está ocorrendo. Pelo log aparece a mensagem que devemos utilizar o TLS, mas o comando que colocamos tem o useSTARTTLS justamente para que a comunicação com o servidor do Google utilize o protocolo TLS. Fiz pesquisas na documentação do Google e encontrei alguns usuários que deram a seguinte sugestão para tentar corrigir o problema. No ssmtp.conf tente logo na primeira linha especificar explicitamente o certificado a ser utilizado:

TLS_CA_File=/etc/ssl/certs/ca-certificates.crt
root=servidor.guireino.test@gmail.com
.....

Feito isso, vou pedir para tentar executar o seguinte comando para fazermos a configuração do alias reverso:

sudo gedit /etc/ssmtp/revaliases

Dentro desse arquivo tente colocar:

#revalias 
root:servidor.guireino.test@gmail.com:smtp.gmail.com:587
username:servidor.guireino.test@gmail.com:smtp.gmail.com:587