11
respostas

Não esta chegando no meu email

Por algum motivo no meu email não chega.

Vou compartilhar meu codigo para você analizar:

/etc/ssmtp/ssmtp.conf:

root=servidor.guireino.test@gmail.com
mailhub=smtp.gmail.com:587
AuthUser=servidor.guireino.test@gmail.com
AuthPass=*********
UseSTARTTLS=yes

A senha esta certa eu já verifiquei.

O mailutils ja esta instalado e também o smtp.

O arquivo monitoracao-servidor:

if [ $resposta_http -ne 200 ]
then
mail -s "Problema no servidor" adm.guireino.test@gmail.com<<del
Houve um problema no servidor e os usuarios pararam de ter acesso ao conteúdo web.
del
    systemctl restart apache2
fi

E o removi "#" do /2 * /home/guilherme/Script/monitoracao-servidor.sh

Alguém sabe porque não esta enviando para o meu email?

11 respostas

Olá Guilherme,

Me parece que a configuração está correta. Você chegou a fazer a parte do exercício que seria para diminuir o nível de segurança da conta do Gmail? Sem essa configuração o Gmail não permite que enviemos um e-mail pelo nosso script.

Abs

Não estou consiguindo achar a configuração para poder receber mensagem de script no gmeil.

Você sabe como configura o gmail?

Olá Guilherme,

Ao acessar esse link: https://myaccount.google.com/lesssecureapps

Você deverá ser redirecionado para a tela onde poderá configurar o nível de segurança. Uma vez nessa página, bastaria clicar no botão para que a opção fique ON ou em português Ativada.

Abs

Já ativei Aplicativos na minha conta gmail, mais mesmo a sim não esta funcionando, e também esta ativo pop.

Porque não esta recebendo o email?

Olá Guilherme,

Uma sugestão, tente executar esse comando no terminal:

mail -s "Problema no servidor" [email]<<del
Houve um problema no servidor e os usuários pararam de ter acesso ao conteúdo web.
del

Aparece algum erro?

Aparece a mensagem no terminal:

mail: cannot send message: Process exited with a non-zero status

Olá Guilherme,

Essa mensagem normalmente aparece quando não temos permissão suficiente para enviar o email. Só para confirmar, vi que você está utilizando dois emails, no caso devemos fazer essa configuração da diminuição do nível da segurança para a conta que vai enviar o email servidor.guireino.test@gmail.com, você chegou a diminuir o nível de segurança dessa conta de e-mail?

sim, esse email esta níveis de segurança diminuindo.

Olá Guilherme,

Realmente é estranho, copiei seu código por aqui da configuração do ssmtp e funcinou sem problemas. A senha que você digitou está exatamente igual a sua senha de login com letras minúsculas e maiúsculas, etc?

Consegue postar aqui os logs de erros para a gente analisar em mais detalhes o que pode ser?

sudo cat /var/log/mail.err

sudo cat /var/log/mail.err

Nov 10 10:30:06 guilherme-System-Product-Name sSMTP[1157]: Unable to locate smtp.gmail.com
Nov 10 10:30:06 guilherme-System-Product-Name sSMTP[1157]: Cannot open smtp.gmail.com:587
Nov 10 10:30:06 guilherme-System-Product-Name sSMTP[1276]: Unable to locate smtp.gmail.com
Nov 10 10:30:06 guilherme-System-Product-Name sSMTP[1276]: Cannot open smtp.gmail.com:587
Nov 10 14:40:02 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6394]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. q2sm6742700qtf.78 - gsmtp)
Nov 10 14:40:03 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6402]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. m6sm6703110qti.14 - gsmtp)
Nov 10 14:56:02 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6600]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. d9sm1926293qti.51 - gsmtp)
Nov 10 14:56:03 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6607]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. j129sm6591205qkd.32 - gsmtp)
Nov 10 15:02:02 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6787]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. z13sm6803330qtb.97 - gsmtp)
Nov 10 15:02:02 guilherme-System-Product-Name sSMTP[6794]: Server didn't like our AUTH LOGIN (530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. y29sm6716607qtk.64 - gsmtp)

Tenho certeza que conta de email escrida no script esta correto e senha.

Olá Guilherme,

Estava analisando o log, mas para ser bem sincero, não sei o porque esse problema está ocorrendo. Pelo log aparece a mensagem que devemos utilizar o TLS, mas o comando que colocamos tem o useSTARTTLS justamente para que a comunicação com o servidor do Google utilize o protocolo TLS. Fiz pesquisas na documentação do Google e encontrei alguns usuários que deram a seguinte sugestão para tentar corrigir o problema. No ssmtp.conf tente logo na primeira linha especificar explicitamente o certificado a ser utilizado:

TLS_CA_File=/etc/ssl/certs/ca-certificates.crt
root=servidor.guireino.test@gmail.com
.....

Feito isso, vou pedir para tentar executar o seguinte comando para fazermos a configuração do alias reverso:

sudo gedit /etc/ssmtp/revaliases

Dentro desse arquivo tente colocar:

#revalias 
root:servidor.guireino.test@gmail.com:smtp.gmail.com:587
username:servidor.guireino.test@gmail.com:smtp.gmail.com:587