1
resposta

Não esta aparecendo meu jdk no intellij mesmo que o java esteja instalado

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Giovani!

Pela imagem que você enviou, parece que o IntelliJ IDEA não está reconhecendo nenhuma JDK instalada no seu sistema. Isso pode acontecer por alguns motivos, então vamos passar por algumas etapas para tentar resolver isso:

  1. Verifique se o Java está realmente instalado: Abra o terminal ou prompt de comando e digite java -version e javac -version. Se ambos os comandos retornarem a versão do Java, isso significa que o Java está instalado corretamente.

  2. Localize a JDK no seu sistema: Se o Java estiver instalado, você precisará localizar onde a JDK está instalada. Geralmente, no Windows, ela pode ser encontrada em locais como C:\Program Files\Java\jdk-<versão> ou C:\Program Files (x86)\Java\jdk-<versão>.

  3. Configure o IntelliJ IDEA manualmente: No IntelliJ IDEA, vá até as configurações (File > Project Structure > SDKs) e adicione manualmente a JDK clicando no botão + e navegando até o diretório onde a JDK está instalada.

  4. Use a opção de Download do IntelliJ: Se preferir, você pode usar a opção "Download JDK..." que aparece na tela de criação de um novo projeto para baixar e instalar uma nova JDK diretamente pelo IntelliJ.

  5. Variáveis de Ambiente: Verifique se as variáveis de ambiente JAVA_HOME e PATH estão configuradas corretamente para apontar para a JDK. JAVA_HOME deve apontar para o diretório onde a JDK está instalada, e o PATH deve incluir o caminho para os executáveis do Java, como JAVA_HOME\bin.

Se após seguir essas etapas o problema persistir, pode ser necessário verificar as permissões de acesso ao diretório da JDK ou considerar uma reinstalação do IntelliJ IDEA e/ou da JDK.

Espero ter ajudado e bons estudos!