Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

não entendi o surgimento das colunas

Eu não entendi como esse DF foi criado com 3 colunas (região, quantidadePedidos, Percentual) maesmo que so tem uma função mutate com essas funções, não lembro de ver que elas tem essa capacidade, eu não entendi muito bem o surgimento de cada coluna. Outro ponto que não consegui entender é sobre o summarize, pois ele cria uma variavel igual a n(), e eu não entendi bem o que isso significa. Pelo que percebi, ele contabiliza o numero de elementos numa coluna e retorna o valor que sera trabalhado, mas n tenho certeza. Obrigado !

1 resposta
solução!

Olá, José! Como vai?

Vou esclarecer suas dúvidas sobre a criação das colunas e o uso das funções mutate() e summarize().

1. Criação das colunas (região, quantidadePedidos, Percentual):

• A coluna Região já existe no seu dataframe original, então ela é mantida no resultado final após o agrupamento com a função group_by(Regiao).
    • A coluna QuantidadePedidos é criada pela função summarize(QuantidadePedidos = n()). Aqui, n() é uma função que conta o número de ocorrências em cada grupo. Ou seja, para cada região, ela conta quantos pedidos existem e armazena esse valor na nova coluna QuantidadePedidos.
    • A coluna Percentual é criada pela função mutate(Percentual = (QuantidadePedidos / sum(QuantidadePedidos)) * 100). Esta operação calcula o percentual de pedidos de cada região em relação ao total de pedidos. A função sum(QuantidadePedidos) calcula o total de pedidos em todas as regiões, e então cada quantidade de pedidos por região é dividida por esse total e multiplicada por 100 para obter a porcentagem.
  2. Entendendo summarize() e n():

• summarize() é uma função que cria um novo dataframe com resumos estatísticos de suas colunas. No seu caso, ela está sendo usada para calcular o total de pedidos por região.
    • n() é uma função dentro do summarize() que conta o número de linhas em cada grupo. No contexto do seu código, ele conta quantos pedidos existem em cada região.

Espero que esses esclarecimentos ajudem a entender como as colunas foram criadas e como as funções mutate() e summarize() estão funcionando no seu código.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado