Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não entendi o sudo puppet apply

Olá. Eu não entendi bem a parte do Puppet. Eu rodo o sudo puppet apply, ele diz que instalou o java e o tomcat, mas o que isso quer dizer? Eu tenho que ter a máquina rodando antes disso? Depois do puppet eu tenho que dar o vagrant up?

Depois de executar o puppet eu dou o vagrant up, mas a máquina sobe sem nada instalado.

Parece que faltou algo na primeira lição, não tenho certeza. Acho que o passo a passo não deve ter todos os passos ou as novas versões dos pacotes são diferentes.

2 respostas

Olá, Leandro

Não, você não precisa ter a máquina rodando antes disso, porque quando você rodar o sudo puppet apply, ele vai criar uma VM, dar um apt-get update e já instalar nela o tomcat e o java. Como esse script do puppet está no diretório compartilhado do seu host e da sua VM, que contém o vagrantfile, ele cria uma VM e roda as instruções do arquivo web.pp para essa VM, entende? Pelo menos foi o que eu entendi hahahaha

No passa a passo, o instrutor com o comando vagrant destroy destruiu a VM para depois usar o puppet.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só falar.

Abraços e bons estudos!

solução!

Obrigado. Mas depois eu vi, no fim do texto, ele indicando para fazer vagrant up, vagrant ssh, e só depois o puppet. No fim, deu certo, mas o puppet fora do ssh não havia criado a máquina.

Vou ver se entendo melhor antes de avançar. Muito obrigado pela resposta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software