Não entendi onde exatamente devo inserir o .gitignore, cria uma pasta a parte, mas dentro da pasta onde está o arquivo a ser ignorado? Sempre deve abrir dentro de um editor, ou poder abrir a pasta no próprio gerenciador do windows?
Não entendi onde exatamente devo inserir o .gitignore, cria uma pasta a parte, mas dentro da pasta onde está o arquivo a ser ignorado? Sempre deve abrir dentro de um editor, ou poder abrir a pasta no próprio gerenciador do windows?
Olá Mariana! Tudo certo? Espero que sim. 🙂
Muitas vezes, ao desenvolver um projeto, precisamos colocar na pasta do projeto arquivos extras que, apesar de fazerem parte do projeto, não se tratam do projeto em sí.
Um bom exemplo seriam arquivos de aplicações de suporte ao desenvolvimento do projeto. Nesse caso, poderia ser um arquivo de um programa feito para supervisionar algum segmento do projeto durante o seu desenvolvimento.
Tendo em mente que existem projetos de grande complexidade, caso o .gitignore não existisse, teriamos que filtrar manualmente através do comando git add <nome do arquivo>
, todos os arquivos que gostariamos de fazer o commit
e deixar de fora aqueles são apenas extras. Isso consumiria muito tempo e seria passível de erros humanos.
Por isso, o .gitignore existe para evitar termos que repetir a seleção de arquivos e pastas que são de nosso interesse no projeto. Basta acrescentá-los no .gitignore e eles não irão aparecer como possíveis arquivos a serem commitados.
Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉
Olá.
A minha dúvida ainda continua, onde é que o .gitignore fica? é da forma que eu descrevi acima?
Olá Mariana! 🙂
Peço desculpa pela falta do esclarecimento.
O .gitignore é um arquivo que deve ser criado dentro da pasta do projeto a ser desenvolvido, o mesmo com o git iniciado a partir de git init
. Portanto, dentro dessa mesma pasta devem haver:
Quanto ao acesso ao .gitignore, pode ser feito de diversas formas, tanto pelo editor de texto básico, como algum outro programa. Apenas certifique-se que a organização de nomes dentro do arquivo esteja correta, sendo o nome de cada arquivo a ser ignorado em um linha específica.
Caso ainda houverem dúvidas, fique a vontade para falar aqui! 😉