Oi, Amanda! Tudo bem?
O intuito da fala é nos mostrar que, ao escrevermos um programa, muitas vezes acabamos com blocos de código muito grandes e repetitivos, o que torna o código difícil de ler e manter.
Usamos, então, o exemplo de "cadastrar um restaurante" para ilustrar um cenário hipotético onde poderíamos ter muitas linhas de código para executar tarefas repetitivas. Porém podemos "isolar" um bloco de código que realiza uma tarefa específica, podendo reutilizá-lo, através da criação de uma função. Ou seja, se tivermos linhas de código que se repetem com muita frequência, podemos criar uma função que execute essa tarefa e ao invés de repetir aquele código inúmeras vezes, apenas chamamos a função criada e ela executará aquela funcionalidade. Dessa forma, não precisamos escrever novamente as mesmas linhas de código.
Imagine que temos um menu onde o usuário pode escolher várias opções, como cadastrar um restaurante, listar restaurantes, editar um restaurante, etc. Cada uma dessas opções pode ter muitas linhas de código. Se colocarmos todo esse código diretamente dentro das condicionais (if
, elif
, else
), o nosso programa pode ficar muito "poluído" e difícil de entender.
Para resolver isso, porém, podemos usar as funções. Por exemplo, em vez de ter várias linhas de código dentro de uma condicional para cadastrar um restaurante, podemos criar uma função chamada cadastrar_restaurante()
e simplesmente chamá-la dentro da condicional, como ilustra o exemplo:
def cadastrar_restaurante():
# Código para cadastrar o restaurante
pass
opcao = int(input("Escolha uma opção: "))
if opcao == 1:
cadastrar_restaurante()
elif opcao == 2:
listar_restaurantes()
elif opcao == 3:
editar_restaurante()
elif opcao == 4:
finalizar_app()
No caso da função finalizar_app()
, a ideia é a mesma. Mesmo que ela só tenha uma linha de código agora, encapsular esse comportamento em uma função torna o código mais organizado e fácil de expandir no futuro.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!