1
resposta

Não entendi o que é grep e Redirecionar o que exatamente?

A aula ele ja começa utilizando o comando grep porem não ouve explicação para que serve na aula anterior, e também fiquei confuso com a questão de redirecionar SAIDA... mas saida do que especificamente?

1 resposta

Olá Gabriel, O grep procura por trechos de texto (strings) dentro de arquivos ou diretórios e retorna para você em quais arquivos a string foi encontrada, inclusive mostrando a linha em que isso ocorreu. Geralmente utilizamos ele em conjunto com outro comando justamente para realizar esse filtro/pesquisa facilitando as buscas ou até para criar scripts mais elaborados.

Para maiores detalhes de uso, sugiro dar uma olhada no manual dele através do comando:

man grep

Segue abaixo um exemplo do uso do grep para buscar uma palavra "melancia" dentro de um arquivo txt. frutas.txt


abacaxi
melao
morango
melancia
goiaba
manga
jaca

Executando o comando abaixo, veja que estou dando o comando cat para visualizar todo o arquivo frutas.txt e a resposta deveria ser toda a lista, ceto? Colocando o | estamos redirecionando a saída do comando cat e jogando todo o dado contido do comando anterior para dentro do grep que vai realizar o filtro para pesquisar se existe a palavra melancia.

cat frutas.txt | grep melancia

O retorno será apenas da palavra pois o grep conseguiu encontrar ela. Por fim, o comando grep é um grande aliado em diversas atividades principalmente com a adição de outros parâmetros suportados como ignorar maiúscula e minuscula, somente um tipo de extensão etc.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software