1
resposta

Nao entendi o problema de conflito de portas

Alguém pode me explicar mais detalhadamente o motivo do conflito de portas?

1 resposta

Oi, Vitor. Tudo bem?

Para que os computadores e aplicações no mesmo computador possam se comunicar, eles usam sockets. Um socket é a união de um endereço IP (pois a máquina precisa saber o endereço da outra se quiser se comunicar) e uma porta (pois um dispositivo pode rodar diversas aplicações na mas a máquina, e aí precisamos de uma forma de que cada aplicação possa ser acessada). Então se eu estou no meu computador e quero acessar o servidor web (que geralmente roda na porta 80) a máquina do Google, eu tenho que passar o IP mais a porta em que o servidor web está acessível. Caso a máquina do Google tenha uma outra aplicação que permite logar na máquina dela, um SSH por exemplo (que roda na porta 22), eu tenho que passar o mesmo IP, mas passando agora a porta 22.

Isso permite que um mesmo dispositivo possa ser usado para executar diversas aplicações. No entanto, se eu quiser rodar um outro servidor web na mesma porta 80, como que a máquina vai saber para qual dos servidores web mandar a minha requisição? Por isso que uma porta só pode ser usada apenas por uma aplicação ao mesmo tempo. Ou você roda a segunda aplicação em outra porta ou encerra a primeira aplicação para liberar a porta e executa a segunda.

Por isso que acontece conflito.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software