4
respostas

Não entendi o Por Que dos Calculos, mas eis que consegui criar o meu Esquadro.

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>

var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    pincel.fillStyle = "pink";
    pincel.fillRect(0,0,600,400);

function desenhaEsquadro(xa,ya,xc,yc,cor) {

pincel.fillStyle = cor;
    pincel.beginPath();
    pincel.moveTo(xa,ya);
    pincel.lineTo(xa,yc);
    pincel.lineTo(xc,yc);
    pincel.fill();
}

desenhaEsquadro(50,50,400,400,"black");
    desenhaEsquadro(100,175,275,350,"red");

</script>
4 respostas

oi claudia td bem?

vamos la ... atente a Função do desenho esquadro, lembre-se das aulas de matemática dos gráficos de coordenadas e ordenadas de X e Y... voce deu as seguintes instruções... pincel fique atento estou chamando voce em beginpath... depois vc disse pincel mova (moveto) para as cordenadas xa(50)ya(50)... imagina q ele fez um ponto ali... depois deu a ordem, pincel do ponto xa, ya, faça uma linha (lineto) xa (50) yc (400), depois deu a mesma funçao denovo faça uma linha em xc (400) e yc(400) e preencha essas linhas da cor preta... e se vc imaginar tudo isso.. vc fez 3 pontos e ligou, e sai um esquadro. entendeu?

function desenhaEsquadro(xa,ya,xc,yc,cor) {

pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xa,ya);
pincel.lineTo(xa,yc);
pincel.lineTo(xc,yc);
pincel.fill();

}

desenhaEsquadro(50,50,400,400,"black");
desenhaEsquadro(100,175,275,350,"red"); 

Acho que esta não foi a dúvida dela, mas sim sobre cálculos para desenhar o triângulo branco. Confesso que também fiquei confuso e estou tentando interpretar se foi algum cálculo para atingir a proporção ou algo do tipo. Seria interessante adicionar os comentários do instrutor para auxiliar pessoas que, assim que como eu, ainda não têm um raciocínio lógico bem desenvolvido.

Luiz, você entendeu. Essa realmente é a minha dúvida. Tentei de tudo e não encontrei justificativas para fazer os cálculos e acabei desistindo do exercício e copiando a resposta do professor.

se voces puderem copiar aqui, sera um prazer