Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Não entendi o Index

Olá galera, o prof fala algumas vezes sobre o index, mas eu ainda não consegui entender muito bem o que ele é,, como funciona e o porque foi usado nesse código, alguém consegue me explicar um pouco melhor?

5 respostas

Oi Matheus pelo que eu pode entender do index, ele faz com que nos retorne o índice da primeira ocorrência de um determinado elemento em uma lista por exemplo que eu tirei do curso mesmo

frutas = ["banana", "morango", "maça"] print(frutas.index("maça"))

O resultado disso ira aparecer o numero 2 no seu terminal pois ele pega o índice que seria o índice da maça no qual você escolheu, se você for ver sempre começamos a contagem com o numero 0 então se você tivesse selecionado o "morango" iria retornar o valor 1.

Espero ter ajudado.

Olá Matheus!

Vou tentar te ajudar :)

O index pode ser entendido como posição.

Por exemplo, no seu nome Matheus: ele tem 7 letras. Qual seria a posição da letra h? M esta na 1ª, A na 2ª, T na 3ª e H está n posição 4 do seu nome. Nesse caso, o INDEX da letra H dentro do seu nome seria 4.

Porém, em programação, nós temos uma leve diferença. A contagem sempre começa no 0! Então, pro computador, as posições seriam assim: M está na 0, A está na 1, T está na 2 e H está na 3.

E isso é usado em todos os tipos de sequencias na programação: strings, listas, tuplas, etc. Tudo que houver uma sequencia ordenada, há posição, e portanto, há index!

E nós utilizamos ele justamente para acessar um item em uma posição que nos interessa.

Por exemplo. Uma lista com 4 alunos da alura: alunos = ["Matheus", "Lucas", "Douglas", "Juan"]

Eu quero imprimir o meu nome, Douglas. Para acessar ele eu faço o seguinte.

print(alunos[2])

Com o index 2 eu acessei o meu nome, pois essa é a posição dele dentro da lista alunos.

E no exemplo do professor, ele usa o index para acessar cada "_" e substituir pela letra que deveria ficar naquela posição.

Espero ter conseguido ajudar.

Caso contrário, me fale o que não ficou bem claro que procuro explicar de outra forma :)

Trata-se da posição de cada elemento, comecando por zero.

E no caso desse código, o index em cima do laço "for", eu não entendi porque ele está ali, como uma variável. Me deixou bem confuso essa parte

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oi Matheus!

Cara, vou te passar um conselho.

Se você ainda não domina essa parte básica da lógica de programação, uso de índices, laços de repetição, etc... você deve fazer primeiro os dois cursos de Lógica de Programação aqui da Alura antes de continuar.

Essa base é importantíssima! E ela é usada em todas as linguagens, então entender isso, é base para tudo na TI.

Eu poderia tentar explicar pra você, mas daqui a pouco no curso você vai se deparar com itens ainda mais complexos e seu andamento vai ser bem dificultado por não conhecer a base.

Então, vou te indicar esses dois cursos que permitirão você a prosseguir com facilidade, beleza?

Lógica de Programação 1 Lógica de Programação 2

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software