Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Não entendi o exercício proposto

Eu gostaria de solicitar uma explicação sobre este exercício porque não consegui entender sobre em três aspectos:

1º - Como eu poderia saber a ordem que tem que ser feita a aplicação da propriedade? Para mim, a explicação de que o CSS lê da esquerda para direita não ajudou para entender isso. Ao meu ver, independente da ordem, o resultado poderia ser o mesmo porque a ordem dos fatores não alteram o produto final que é o objeto em vermelho apresentado no exercício.

2º - As respostas estão contraditórias. As alternativas B e E afirmam que "O correto seria fazermos a translação por último. Da forma como está, a caixa será rotacionada na direção da posição original dela.", mas estas alternativas já apresentam a translação por último, enquanto as alternativas que estão corretas (A e D) apresentam o translate(300px) primeiro. As respostas estão muito contraditórias.

3º - Não entendi a resposta da alternativa F: "O correto seria fazermos a translação por último. Da forma como está, a caixa será rotacionada na direção da posição original dela."

Este exercício ficou bem confuso para mim entender e confesso não consegui entender quase nada sobre.

3 respostas

Perfeito seu post Tiago.

solução!

Boa noite, Tiago! Como vai?

Em relação ao item 1, a ordem das transformações faz diferença nesse caso pq cada uma das transformações por baixo dos panos é representada por uma matriz específica! E o resultado da aplicação de um conjunto de transformações é encontrado pela multiplicação de cada uma dessas matrizes! Contudo, quando falamos de multiplicação de matrizes a propriedade comutativa nem sempre vale! Ou seja, de modo geral sendo A e B duas matrizes, não é verdade que A * B tem o mesmo resultado de B * A! Sendo assim, a ordem da declaração das transformações faz diferença!

Sobre os itens 2 e 3, vou dar uma olhada melhor nesse exercício e te darei um retorno aqui sobre essa questão! Combinado?

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Oi, Tiago, tudo bem?

A ordem ela vai importar, por que há sequência que o browser vai ler e redenrizar. E porque isso? Porque primeiro, o transform quando tem mais de uma função é lido um de cada vez e isso está ligado com a matemática. Nem sempre "a ordem dos fatores não alteram o produto" é uma lei universal, nesse caso aí, é para produtos, multiplicações:

4*2 = 8
2*4 = 8
4+(12/3)

No caso da operação acima, faremos primeiro uma divisão e depois uma adição - segue-se uma sequência. O transform segue uma sequência quando temos mais de um valor, isto porque, a propriedade não lê todos os valores de uma vez só, é particionado, uma transformação de cada vez, sendo assim, precisa-se de uma sequência de leitura.

Essa solução aqui vai te ajduar a entender as três questões que você levantou: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-ordem-dos-atributos-79025

Espero ter te ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software