Fala ai Igor,
Blz?
Acho que entendi sua dúvida. Fiquei pensando aqui sobre a questão e cheguei a seguinte conclusão, após a fórmula.
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
No que se refere ao movimento da raquete do Oponente, sabemos que ele praticamente segue onde a bola vai, certo?
Assim, vamos situar uma posição, exemplo yBolinha = 200 (meio da tela) no exemplo com height de 400, blz?
E supondo que a raquete oponente deve estar na mesma altura Y, seria 200 também. OK? Assim, teremos 0, que quer dizer, se a raquete Oponente está na mesma coordenada Y, então já estou na localização certa para rebater a bolinha.
Aí, para ser mais exata a raquetada, dividi-se a altura da raquete oponente por 2, para se chegar ao meio da raquete e o - 30 é para dar a chance a nós humanos ganharmos do computador kkkk ..
Veja se faz sentido ai pra você agora?
Se sim, marque como Resolvido, e TMJ!
Bons estudos Igor!