Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Não entendi nada.

Não entendi nada.

Lá nas primeiras aulas desse curso eu tava conseguindo acompanhar tranquilamente. Mas agora a impressão que tenho é que parece que o professor estava meio que com pressa de acabar logo (até se enrolando nas palavras) e meio que jogou muita informação de forma acelerada.

Ou então a complexidade do assunto aumentou e não consegui mais acompanhar.

Mas de qualquer forma vou seguir tentando, nem que eu assista as mesmas aulas N vezes até entender.

6 respostas
solução!

Olá, Rafael, eu também tive um pouco de dificuldade a partir de certo ponto. Mas aí, deixei de assistir as vídeo-aulas e passei a estudar apenas pela transcrição (abaixo do vídeo):

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ler a transcrição antes de assistir ao vídeo também pode facilitar.

Outra coisa é que pressionando ctrl + P, é possível salvar a transcrição em pdf, o que me permitiu fazer anotações e destacar os pontos principais. O que fiz, também, foi destacar cada variável com a mesma cor em todos os lugares que ela aparece. Me ajuda a visualizar as inter-relações que existem no código.

Agora, às vezes, no meu caso, a questão é que o "HD da cabeça" fica cheio... aí, só dando uma boa pausa para esvaziar antes de retomar os estudos :)

Te desejo paciência, persistência e bons estudos!

Olá Rafael, espero que esteja bem.

Li o se relato e não pude deixar de vir aqui colaborar de alguma forma.

Vamos lá... de fato a medida que o professor vai avançando novos conceitos que envolve os fundamentos da programação a complexidade realmente aumenta. Isso independente do curso ou qualquer outro material. É lógico que a didática e o modo de como é apresentado o conteudo faz toda a diferença para pessoa que está ali consumindo, mas também acredito que noção de didática e bom compreendimento do conteúdo é relativo para cada um. Neste curso especifico, acabei vendo feedbacks bem diversos, alguns elogiando muito bem enquanto que outros nem tanto... por isso que acredito que essas noções acabam sendo relativas.

O que aconselho? Caso esteja ao ponto de desanimar do curso (ou terminou o curso mas sente que não absorveu muito bem), dê uma pausa para ti mesmo (mas não deixe que se estenda hahah) e consuma outro curso equivalente com instrutor diferente. Pode parecer que consumir outras fontes do mesmo assunto seja um retrabalho, mas é muito bom no sentido de você acabar entendendo um ponto que estava tendo muito dificuldade ou que nem viu no curso anterior. Sem contar que você pode se dar bem com a didática e ter um aprendizado mais eficiente com outro(s) curso(s).

E a dica da Leila é muito ótima como opção de tecnica de estudos.

Bom, espero ter ajudado e boa sorte na sua jornada. Qualquer coisa só falar ;)

O professor é bom para fazer para ele mesmo um bom comentarista de código mais fraquíssimo para ensinar ( FALTA DIDÁTICA E MUITO... )

Pessoal, obrigado pelas dicas. A Leila deu uma dica excelente (assim como as dicas dos demais) que eu nem sabia. Claro que eu sabia que CTRL + P é comando pra imprimir. Só que isso nem havia passado pela minha cabeça. Dá pra imprimir toda a transcrição da aula. Agora, com os PDFs em mãos, fica mais fácil.

Mas o que me incomodou nesse curso foi o seguinte:

O professor começa explicando de uma forma. Aí ele usa, por exemplo, dezenas de IFs. Depois ele prossegue: "Masss, podemos melhorar esse código." Aí ele faz de outro jeito. Aí em seguida ele diz "Mas podemos melhorar MAIS AINDA...", aí ele fez de outro jeito... Isso ficou um pouco confuso, pois eu absorvi bastante coisa do curso, mas o jeito "errado" ou fora das boas práticas ainda estão ecoando na minha cabeça e meio que ofuscando o jeito certo de fazer.

Não sei se expliquei bem o que queria dizer, mas é isso.

Vamos seguir tentando.

Eu vim aqui no fórum pra ver se alguém tinha achado o mesmo, ou era uma paranoia minha e no primeiro comentário já tive a resposta. O assunto realmente tá mais complexo (obviamente, afinal o intuito é sair de um iniciante, para alguém que entenda do assunto por completo), porém a explicação está muuuito rápida, principalmente se considerar que se trata de assunto mais complexo e para quem faz junto com o professor (como eu que vou digitando cada passo, as vezes tenho de pausar o vídeo de tão rápido que está indo), isso dificulta um pouco na didática e como você disse "parece que o professor estava meio que com pressa de acabar logo".

No inicio do curso é exibida uma mensagem avisando que o curso foi revisado e tomara que na próxima revisão considerem esse fator, já que não estamos no YouTube onde um vídeo longo pode afetar na média de horas assistidas e consequentemente no adsence no canal, rs.

Mas seguindo a dica da Laila, revisando e observando o código estou conseguindo absorver o assunto.

Eu concordo, nas primeiras aulas o conteúdo estava mais fácil de ser assimilado, mas agora estou tendo que reassistir os vídeos, e mesmo com as anotações fica meio difícil de se localizar ainda. Vou tentar salvar a transcrição e ler até entender melhor, e se for preciso revejo os vídeos. Obrigada pela dica do CTRL+P, não tinha me atentado :)