Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não entendi muito bem como aplicar a proporção áurea

Bom, estou fazendo um projeto de identidade visual, paralelamente ao curso (não é o mesmo apresentado pelo Prof. Felipe). Como ele mesmo disse em vídeo, não é sempre que será possível aplicar a proporção áurea em um logotipo ou símbolo, foi o meu caso. Mas, a questão geral é: Não entendi o por que do número 1,xxx foi escolhido para multiplicar por 1,618. Talvez não estou conseguindo aplicar no meu projeto por falha do meu entendimento.

1 resposta
solução!

Fala, Gabriel

Tudo bem?

Você tem duas maneiras mais básicas de aplicar a proporção áurea nos seus layouts:

  • Sobrepondo o espeiral dourado na sua arte. É uma ação simples de fazer no Photoshop, por exemplo. Para isso, selecione a ferramenta de corte (atalho tecla C*) e acesse o menu de opções de *overlay na barra superior do software. Automaticamente o programa vai por acima da sua arte o espiral dourado.

  • Calcular a proporção dourada nos segmentos de reta do seu documento. É aqui que você usa a constante dourada (o valor de 1,618 ou 0,618). Considerando, por exemplo, uma folha A4, que tem as dimensões de 21cm x 29,7cm, e você queira saber a proporção áurea levando em conta a página na orientação vertical. Multiplique a altura total da página por 0,618 (já que você já tem o valor da linha). O resultado será 18,3546. Nessa altura, trace uma linha horizontal transversal ao eixo vertical da página. Repita esse processo duplicando verticalmente a linha e você chegará a esse resultado.

Por fim, a maneira como essa lógica será aplicada à sua arte depende de você! Explore o potencial da proporção dourada e experimente os resultados.

Espero ter ajudado!

Abraços