Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não entendi muito a parte de orientação ao objeto onde você cria uma variável usando uma referência existente

Conta nome = new Conta();

//Você está chamando outra classe e criando uma variável com as informações desta classe?

1 resposta
solução!

Olá Pedro, tudo bem com você?

Vamos por partes, o que cada termo representa?

Conta nome = new Conta();

Conta indica o tipo da variável, ou seja, assim como podemos declarar um inteiro através através de int numero = 1;, também podemos fazer o mesmo com objetos. Nesse caso, estamos dizendo que a variável nome deve esperar um objeto do tipo Conta e qualquer outro objeto de um tipo diferente simplesmente não vai encaixar dentro da variável. Claro, existem exceções, mas esse é um assunto mais para frente.

nome como sabemos é como vamos chamar a variável e ela funciona como uma caixinha na memória da máquina que pode armazenar diferentes valores de acordo com o tipo que declaramos antes dela.

Agora, perceba que a variável nome do tipo Conta vai receber "alguma coisa" chamada new Conta(). Bom, o que acontece aqui é que o new é o comando que de fato cria o objeto Conta na memória. Dessa forma, quando analisamos a declaração inteira fica claro para onde vai esse objeto Conta que acabou de ser criado!

Mas é aí que vem o pulo do gato! Nós não colocamos de verdade o objeto Conta dentro da variável nome, mas sim o endereço de memória onde ele está localizado. Imagina que quem for acessar a variável nome, vai encontrar no lugar de onde deveria estar o objeto Conta, um código que vai apontar para a real localização do objeto que criamos e armazenamos na variável.

Então, respondendo sua pergunta. Estamos lidando com apenas uma única classe Conta aqui - lembrando que classe são como moldes para objetos, portanto eles são como ideias e não elementos físicos que podemos manipular! A seguir estamos declarando uma variável que vai receber um objeto criado a partir dessa classe e, posteriormente, através do new Conta(), criamos o objeto Conta de verdade que poderá ser referenciado através do endereço que ficará guardado dentro da variável nome.

Pode parecer um pouco complicado no começo, mas assim que você pega fica tudo muito natural. Se quiser mais detalhes de como tudo isso funciona, recomendo ver esse outro tópico onde eu explico melhor como as coisas acontecem por baixo dos panos! :)

Se ficou alguma dúvida é só avisar!

Abraços e bons estudos!!