Segundo alguns testes que fiz aqui, considerando uma manutenção de 3000 reais, tendo pago 2500, de 5000 reais, referente ao seguro (visto que não necessariamente eu deveria considerar o valor total do seguro, já que não completei o total de meses e, nesse caso, paguei somente metade da apólice total) eu teria o seguinte cálculo:
(3000 - 2500 - 1000)/2500, onde 1000 seria a consideração referente à franquia que é paga em caso de necessidade de manutenção do veículo.
calculando somente a parte entre parenteses, eu teria o total de -500 reais, o que ja configuraria um prejuízo consideravel.
tendo isso como base, e considerando que todo calculo entre parenteses que resulte em um valor positivo, quando dividido pela apólice paga do seguro, geraria um valor positivo, não consegui entender o sentido da explicação na postagem do nosso amigo Fabio Ramos Antonio neste fórum.
Na explicação em questão é dito que, caso o resultado da equação seja positivo, então é válida a aquisição do seguro, porém todo e qualquer calculo entre parenteses com resultado positivo geraria um calculo final com uma numero que poderia vir a ser uma dizima não periódica entre zero e um, ou seja: caso o calculo entre parenteses gere um valor positivo, o resultado final positivo independe da divisão final.
Não sei se fui claro com as minhas palavras, mas a duvida final seria: Qual a real necessidade de utilizar a divisão pelo total do custo do seguro no fim da equação?