1
resposta

Não entendi exetamente como funciona a fórmula de payoff...

Segundo alguns testes que fiz aqui, considerando uma manutenção de 3000 reais, tendo pago 2500, de 5000 reais, referente ao seguro (visto que não necessariamente eu deveria considerar o valor total do seguro, já que não completei o total de meses e, nesse caso, paguei somente metade da apólice total) eu teria o seguinte cálculo:

(3000 - 2500 - 1000)/2500, onde 1000 seria a consideração referente à franquia que é paga em caso de necessidade de manutenção do veículo.

calculando somente a parte entre parenteses, eu teria o total de -500 reais, o que ja configuraria um prejuízo consideravel.

tendo isso como base, e considerando que todo calculo entre parenteses que resulte em um valor positivo, quando dividido pela apólice paga do seguro, geraria um valor positivo, não consegui entender o sentido da explicação na postagem do nosso amigo Fabio Ramos Antonio neste fórum.

Na explicação em questão é dito que, caso o resultado da equação seja positivo, então é válida a aquisição do seguro, porém todo e qualquer calculo entre parenteses com resultado positivo geraria um calculo final com uma numero que poderia vir a ser uma dizima não periódica entre zero e um, ou seja: caso o calculo entre parenteses gere um valor positivo, o resultado final positivo independe da divisão final.

Não sei se fui claro com as minhas palavras, mas a duvida final seria: Qual a real necessidade de utilizar a divisão pelo total do custo do seguro no fim da equação?

1 resposta

Oii, Anderson! Tudo bem?

A fórmula do payoff realmente parece ser um pouco confusa no ínicio. Não se preocupe, vamos tentar esclarecer sua dúvida.

A divisão pelo total custo do seguro no final da equação ajuda a expressar a relação entre o custo da manutenção/franquia e o custo do seguro de forma mais significativa. Isso permite uma avaliação mais precisa da vantagem e desvantagem de adquiri-lo, é uma maneira de quantificar a economia em potencial em relação ao investimento feito no seguro.

Isso é útil, na verdade, pois permite comparar o retorno de diferentes investimentos, independentemente do valor investido. E pegando o seu exemplo, o retorno do investimento é -500 / 2500 = -0.2, ou -20%. Isso significa que você teve uma perda de 20% em relação ao valor que investiu no seguro.

Para termos outro exemplo, imagine que você esteja pensando em comprar um livro por R$ 50, mas você já leu 3 páginas na livraria. Se você comprar o livro, terá a vantagem de ler o restante em casa quando quiser. A equação seria: (0 - 50) / 50, onde o resultado seria -1. Ou seja, 100%. Sabendo disso, a divisão pelo custo do livro ajuda a mostrar que, ao não comprá-lo, você perdeu 100% da chance de ler o livro por completo e tê-lo em casa.

Espero que a explicação tenha ajudado a esclarecer sua dúvida. Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos, Anderson!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software