Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não entendi a utilidade da função ALL()

Olá pessoal, tudo bem?

Assisti à aula, abri a documentação da fórmula, li e reli, e ainda não entendi a verdadeira utilidade dela, ou seja, ainda não sei em que situação eu a utilizaria.

Na documentação eu vi que ela também remove filtros aplicados na coluna, beleza, isso é legal, mas o professor acabou utilizando para um objetivo bem mais elegante, do qual eu gostaria de entender de verdade.

Aguardo, obrigado. Pedro Anacleto

2 respostas
solução!

Oii Pedro, tudo bom?

A função ALL() retorna todas as linhas de uma tabela ou todos os valores de uma coluna, ignorando todos os filtros que estiverem aplicados. Essa função é útil para limpar filtros e criar cálculos em todas as linhas em uma tabela.

No caso da aula, estamos usando para calcular o Total do Imposto em Reais. O professor colocou primeiro a função ALL() para limpar os filtros daquela tabela e depois realizar o cálculo.

Espero que isso te ajude. Qualquer coisa estou à disposição, tá bom? :)

Oi Maria, muito obrigado pelo retorno!

Consegui finalmente entender a utilidade, a importância e em quais ocasiões se deve usar a função ALL().

Além do seu comentário, o que também me ajudou a entender esta função foi dar um passo para trás e compreender como os contextos de filtro funcionam e como eles são afetados através da DAX.

Grande abraço! Pedro Anacleto