4
respostas

Não entendi a resposta desta atividade

A afirmação "Todo evento disparado em JavaScript possui um contexto que é acessível através da função executada quando o evento for disparado." não ficou clara para mim. No caso, o contexto acessível não é do elementoque recebe o addEventListenere não do evento em si?

4 respostas

Boa noite, Tiago! Como vai?

O que esse trecho quer dizer é que através do this dentro da função callback vc consegue acessar o elemento HTML onde o evento foi gerado!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

O que seria o callback, por favor?

Opa, Tiago! Tudo certo?

Um callback é um nome especial dado a qualquer função que é executada em resposta a um evento qualquer! Veja esse exemplo:

<button>Clique aqui</button>
<script>
     var botao = document.querySelector('button');

     botao.addEventListener('click', function() {
          console.log('botão clicado!');
     });
</script>

Nesse código, a função anônima passada ao addEventListener() é chamada de função callback pois é sempre executada em resposta a um evento ( nesse caso, o evento de clique )!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Certo, Gabriel. Mais uma duvida. Voce disse "vc consegue acessar o elemento HTML onde o evento foi gerado". Entao, se o evento for gerado num filho do elemento aonde foi adicionado o adEventListener, o this ira me retornar o elemento filho? Porque o evento foi gerado no filho, certo?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software