Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Não entendi a lógica na velocidadeYOponente

Na explicação do vídeo, não consegui entender como foi definida a questão da velocidadeYOponente.

velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;

As variáveis consideradas yBolinha e yRaqueteOponente estão referenciadas no eixo y, enquanto raqueteComprmento é uma variável do eixo x. Pra mim não faz sentido considerar o comprimento da raquete, já que esta só se movimenta verticalmente.

Com base na explicação dada no vídeo, penso que talvez queira utilizar a raqueteAltura ao invés de raqueteComprimento , o que de fato faz mais sentido pra mim.

Minha dúvida procede? Agradeço a compreensão.

3 respostas
solução!

Olá Lucas tudo bem com você??

Conforme o professor Guilherme explica nessa parte : "velocidadeYOponente receberá a posição Y da bolinha, subtraída da posição Y da raquete do oponente e o comprimento da raquete, para que a bolinha sempre toque em algum ponto dela. Este valor será dividido por 2 e, ainda, subtrairemos 30, mesma margem utilizada no Scratch, em que deixamos 30. Vamos testando e entendendo o que ficará melhor."

Isso foi aplicado em um primeiro momento para garantir que a bolinha sempre acerte a raquete do oponente. Pois nas próximas aulas ele vai modificar o código e deixar uma margem de erro, para que o jogo de fato aconteça, e a raquete nem sempre acerte a bolinha.

Eu entendi a sua forma de pensar, e acho que a dúvida está relacionada aos nomes das variáveis. Pois raqueteAltura faz referência não ao tamanho da raquete, mas ao espaço em que ela está inserida. Já a raqueteComprimento está relacionada ao tamanho da raquete e então, por isso é utilizado.

Se a minha resposta te ajudou, fico muito feliz =D e peço que por favor encerre o Post marcando a dúvida como resolvida! Caso precise de ajuda é só voltar aqui e perguntar.

Obrigado

Victor Gonzalez

ola,

Eu não compreendi o motivo de utilizar o comprimento da raquete e dividi-lo por dois!, não há necessidade no meu ponto de vista.

Olá Izaque tudo certinho com você?

Essa questão é matemática da coisa mesmo, para exibição no espaço determinado para a raquete se movimentar. Tanto que se você quiser ver as variações é só ir mexendo nesses números e acredito que isso possa ficar mais claro para você. Comece alterando o valor -30.