3
respostas

Não entendi a cardinalidade minima de funcionario para unidade

Com base no curso anterior de Modelagem de banco de dados aprendi que deveria ser 1 Funcionario pertence no Minimo a 1 unidade de trabalho e na modelagem informada no curso consta que 1 funcionario pertence a varias unidades de trabalho isso faz sentido ?

exemplo do professor


Modelagem que realizei no brModelo:

fiz algo de errado ?Entendo que tudo depende da regra de negocios mas ficou um pouco confuso o entendimento.

3 respostas

A cardinalidade representa a entidade que está próxima dela no primeiro modelo a relação está n para n, ou seja 'vários funcionários pertencem a varias unidades', no segundo 'uma unidade possui vários funcionários, e um funcionário pertence a uma e somente uma unidade'. É isso que os modelos estão mostrando.

Olá Matheus, boa tarde! Obrigado pela reposta porém, ainda não ficou claro o mapeamento das cardinalidades minima e maxima, coforme o primeiro exemplo FUNCIONARIO X UNIDADE:

1-N

N-1. A cardinalidade minima não deveria ser (1-N) pois, 1 funcionario pode pertencer no minimo a 1 unidade? nesse caso está N-1 ou seja 1 FUNCIONARIO pode ter no minimo muitas unidades, não entendi essa representação.

Isso provavelmente deve ser um erro ao montar o diagrama, afinal é impossível a cardinalidade mínima ser maior que máxima, esse modelo tem poucas regras e restrições e maioria dos software deixa você escrever a cardinalidade na mão, ai pode acontecer esse tipo de coisa, ou algo na formatação do diagrama, pode ver que nele tem os dois casos, o mínimo aparecendo primeiro e aparecendo depois. Mas o seu modelo segue não está errado normalmente se coloca a cardinalidade mínima primeiro pelo menos foi assim que aprendi. Vale lembrar que o segundo é o modelo mais comum de MER, esse primeiro só vi sendo usado nesse curso SpringData.