2
respostas

Não entendi a atividade.

Olá

Não entendi a atividade. Fiquei assustado porque se estudei ate aqui no curso e Olhei a planilha e não tenho noção de como analisar e como fazer os cálculos. Poderia ser explicado em aula no video para iniciantes.

Não sei como analisar os passos pedidos. Como vou analisar e fazer cálculos dessa tabela ? os números da tabela de CAC, CPL, LTV e ROI nao entendi nada, assim como taxa de conversão em porcentagem.

2 respostas

Olá Jdhonata! Como vai?

Esse tipo de sensação é mais comum do que parece, principalmente em conteúdos de Growth, porque a atividade mistura conceitos com análise prática de dados. Então vamos por partes para te ajudar a ganhar clareza.

Uma boa dica é não tentar entender tudo de uma vez. Comece pelo mais simples:

1. Funil
    Você só precisa olhar três coisas: visitas, leads e vendas.
    Depois, calcule a conversão assim:
  • leads ÷ visitas
  • vendas ÷ leads

Isso já vai te mostrar onde o processo está funcionando melhor ou pior.

1. Entendendo os indicadores
    Você não precisa decorar tudo agora, pense assim:
  • CAC: quanto custa trazer um cliente
  • CPL: quanto custa trazer um lead
  • LTV: quanto esse cliente gera de valor
  • ROI: se o que você investiu voltou ou não

Mesmo sem dominar totalmente, você já consegue comparar:

• “Esse canal está caro ou barato?”
  • “Esse canal dá retorno ou prejuízo?”
  1. Comparação simples
    Olhe os meses e pergunte:
  • Qual teve mais vendas?
  • Qual teve menos?

Perceba que a atividade não exige perfeição nos cálculos, mas sim começar a desenvolver um olhar de interpretação dos dados.

Isso já é análise.

Perceba que a atividade não exige perfeição nos cálculos, mas sim começar a desenvolver um olhar de interpretação dos dados.

Se quiser, você pode começar resolvendo só a primeira parte (funil e conversões) e compartilhar aqui no fórum.

Como complementação, compartilho alguns conteúdos que poderá te ajudar nesse processo:

O que você achou de começar apenas pelo funil (visitas, leads e vendas) e ver como esses números se comportam?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!