para mim os tópicos "Comportam-se propositalmente de acordo com a situação." e "Gerenciam bem sua interação com o ambiente." sugeriam bom QE, não QI
para mim os tópicos "Comportam-se propositalmente de acordo com a situação." e "Gerenciam bem sua interação com o ambiente." sugeriam bom QE, não QI
Olá, Gabriela! Entendo sua confusão, e é uma ótima observação.
A diferença entre QI (Quociente de Inteligência) e QE (Quociente Emocional) pode ser um pouco confusa, mas vamos tentar esclarecer. O QI está mais relacionado à capacidade cognitiva, como a habilidade de pensar de forma racional (opção D), enquanto o QE está mais ligado à gestão das emoções e interações sociais.
No entanto, as opções A e B, que mencionam o comportamento proposital de acordo com a situação e a gestão da interação com o ambiente, podem ser vistas como características tanto do QI quanto do QE.
Por exemplo, comportar-se propositalmente de acordo com a situação pode ser uma demonstração de inteligência social (um aspecto do QE), mas também pode ser visto como uma habilidade cognitiva de adaptar o comportamento de acordo com as demandas da situação (um aspecto do QI).
Da mesma forma, gerenciar bem a interação com o ambiente pode ser uma habilidade emocional de lidar com as emoções em diferentes contextos (um aspecto do QE), mas também pode ser uma habilidade cognitiva de entender e responder adequadamente ao ambiente (um aspecto do QI).
Portanto, embora essas características possam ser associadas ao QE, elas também podem ser vistas como indicativas de um bom QI, dependendo da perspectiva que adotamos.
A disciplina tem em conta o aspecto emocional de uma maneira bem mais intensa, portanto, é a única das alternativas que se refere mais especificamente ao aspecto do QE.
Espero ter ajudado e bons estudos!