1
resposta

Não encontro onde efetuar o download das Ferramentas de Linha de Comando

Boa tarde pessoal!

No curso no trecho:

"O segundo passo é instalar o SDK do Android, no endereço developer.android.com, onde você poderá baixar diversas ferramentas como Android Studio. Para trabalhar com o Cordova é suficiente baixar as Ferramentas de Linha de Comando. Se você utilizar Mac ou Windows, você irá baixar um arquivo .zip. No Linux, será um arquivo .tgz. Depois que você instalar o SDK, poderá rodar android sdk, no terminal."

Não encontro no site developer android onde fazer o download das Ferramentas de Linha de Comando, sem ela qdo executo o comando "android sdk" ele não é reconhecido.

Estou utilizando Windows.

Desde já agradeço!

EDUARDO AGOSTINHO

1 resposta

Olá Eduardo, tudo bem? Vamos lá! No endereço https://developer.android.com/studio/index.html?hl=pt-br#downloads se você rolar até quase o final da página encontrará uma sessão chamada "Command line tools only". Nela você pode escolher qual é o seu sistema operacional e baixar a linha de comando android. Normalmente fazemos essa abordagem para não instalar coisas desnecessárias ao desenvolvimento. O Android Studio é uma IDE INCRÍVEL, mas, para quem está trabalhando com web app é uma bazuca desnecessária que não será utilizada. E, para instalar o Android Studio somente para ter o android sdk, é melhor instalar só o sdk. :)

Como você relatou que o seu sistema operacional é windows, o link para download é : https://dl.google.com/android/repository/commandlinetools-win-6858069_latest.zip?hl=pt-br. Me mantenha informado se você conseguiu, ok?

Um forte abraço e bom estudo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software