Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não encontro o erro

Eu olhei linha por linha, palavra por palavra e não encontrei o erro, por favor me ajudem.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor){
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, cor);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor){
        pincel.fillStyle = cor; // padrão blue
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores(){
        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red"); 
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento){
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        //usando nova função
        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)){
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar(){
        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar(){
        desenha = false;
    }

    function podeDesenharNaArea(x, y){
        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados){
            return false;
        }else{
            return true;
        }
    }

    function selecionaCor(evento){
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        //cada condição muda a variavel "corAtual"
        //começamos pela condição do y que é igual em todos os casos
        if(y > yQuadrado && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados){
            if(x > xVermelho && x < xVermelho + tamanhoQuadrados){
                corAtual = "red";
            }else if(x > xVerde && x < xVerde + tamanhoQuadrados){
                corAtual = "green";
            }else if(x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrado){
                corAtual = "blue";
            }
        }
    }

    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    pincel.fillStyle = "lightgray";
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = "blue";
    var xVermelho = 0;
    var xVerde = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrado = 50;

    desenhaPaletaDeCores();

    tela.onmoiusemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = selecionaCor;
</script>

Eu olhei linha por linha, palavra por palavra e não encontrei o erro, por favor me ajudem.

1 resposta
solução!

As linhas com erro:

if(y > yQuadrado && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados){
...
            }else if(x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrado){
...
    var tamanhoQuadrado = 50;
...
    tela.onmoiusemove = lidaComMovimentoDoMouse;

Correção:

if(y > yQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados){
...
            }else if(x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrados){
...
    var tamanhoQuadrados = 50;
...
    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

Dica: Aperte F12 no navegador (para mostrar as ferramentas de desenvolvedor) e selecione a aba Console para ver os erros