Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Não encontro bashrc no ubuntu 20.10

Boa tarde. Eu fiquei um pouco na dúvida, mas não consegui encontrar o bashrc no meu sistema. fazendo um:

he@ubuntu:/usr/bin$ ls -l | grep .bash
-rwxr-xr-x 1 root root     1183448 jun 18  2020 bash
-rwxr-xr-x 1 root root        6794 jun 18  2020 bashbug
-rwxr-xr-x 1 root root        4405 ago 12  2020 dh_bash-completion
lrwxrwxrwx 1 root root           4 fev 25 08:16 rbash -> bash
zhe@ubuntu:/usr/bin$ 

após isso:

zhe@ubuntu:/usr/bin$ whereis bash
bash: /usr/bin/bash /etc/bash.bashrc /usr/share/man/man1/bash.1.gz

esse bash do /etc não é exatamente o mesmo da aula. tem outras coisas dentro dele. Alguém sabe onde ele se localiza? Obrigado =}

4 respostas

Olá, José. Tudo bem?

Você poderia me dizer de qual aula está falando? Se puder colocar aqui o link para facilitar, eu agradeço.

Fico aguardando.

aula 8 - variáveis de ambiente e path. a matéria está certa com a referencia inicial linux 2: programas, processos e pacotes. Obrigado.

solução!

Obrigado, José.

Eu já imaginava qual era o problema, mas queria ter certeza de como estava sendo feito na aula.

O problema é que você está procurando pelo .bashrc no diretório errado. Ele fica no diretório home do seu usuário. Se seu usuário é zhe, ele deve ficar em /home/zhe. Basta você abrir um terminal novo e digitar ls -la que ele deve aparecer lá. Repare que ele tem um ponto no início do nome e esses arquivos não são mostrados se executar um ls normal. Isso se deve ao fato de ser um arquivo de configuração e é conveniente que eles não sejam mostrados sempre.

Então se você abrir um terminal novo ou se executar cd ~ você estará na home do seu usuário e poderá editar o arquivo com seu editor, seja gedit .bashrc, nano .bashrc ou qualquer outro.

Espero ter ajudado.

funcionou sim. Engraçado que o whereis não mostra esse lugar. Valeu Vitor!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software