2
respostas

Não é uma dúvida, mas uma correção

Tanto o apt quanto o aptitude são na verdade frontends para o dpkg, este sim o gerenciador de pacotes das distros baseadas em Debian.

Mesmo que mais a frente a confusão seja esclarecida, talvez valha a correção do conteúdo.

https://en.wikipedia.org/wiki/APT_(software)#Usage

https://en.wikipedia.org/wiki/Aptitude_(software)

2 respostas

Fala, Achilles! Beleza?

Minha humilde opinião. Acredito que a função do apt-get (ou nosso querido "apt") não é ser um frontend para o dpkg.

O APT provê uma maneira "simples" de instalar pacotes a partir dos Sources, e sim, ele utilizará o dpkg para às instalações. Usei o termo "ele(o APT) utilizará o dpkg" pois é assim que a documentação do debian se refere a esse processo, segue transcrição:

"APT uses dpkg for installing the archives and will switch over to the dpkg interface once downloading is completed. dpkg will also ask a number of questions as it processes the packages and the packages themselves may also ask several questions. Before each question there is usually a description of what it is asking and the questions are too varied to discuss completely here."

Por isso acredito que o APT trabalha em conjunto com o dpkg(o que é notório) por um bem maior: a resolução de dependências e correta instalação dos pacotes no ecossistema debian.

Referência: https://www.debian.org/doc/manuals/apt-guide/ch4.en.html

Oi Wesley!

Então cara, tudo que você descreveu sobre o APT, pra mim, é um exemplo típico de frontend.

Pense assim: no momento que o APT oferece uma interface melhor para o gerenciamento de pacotes feito pelo dpkg, escondendo boa parte da complexidade dele, ele se torna um frontend. Os dados sobre os pacotes, suas dependências e o gerenciamento disso tudo continuam a cargo do dpkg, o APT cuida de baixar o pacote selecionado e as dependências dele dos repositórios. O dpkg não sabe nada sobre repositórios.

O apitude está nessa mesma camada (ele o APT fazem basicamente a mesma coisa de formas diferentes). Um gerenciador gráfico (antigo) de pacotes como o Synaptic, até onde eu me lembro, é um frontend gráfico para o aptitude, abstraindo nesse caso a linha de comando.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software