2
respostas

Não é necessário MOVER

O instrutor fala que "seria necessário" mover todo um programa para /usr/bin no caso de você querer que ele seja um executável, porém isso é um equívoco, percebe-se pela escolha do "lixuntu" que inclusive foi chamado pelo instrutor em algum ponto de "Server" arhg!!!, bom... vamos ao que interessa... se você quer que um determinado programa/script que você criou por exemplo no diretório /utils/bash seja executado globalmente direto do terminal, basta você criar um LINK SIMBÓLICO (ln -s) deste programa, vamos dizer "ReiniciarServicos.sh" ou seja:

ln -sf /utils/bash/ReiniciarServicos.sh /usr/bin/ReiniciarServicos

Pronto...

Estou fazendo o curso por curiosidade, pois tenho mais de 8 anos de experiência com Infraestrutura e Administração de Ambientes Linux e meu único descontento com o curso foi a escolha do Linux, UBUNTU!? Porque as pessoas fazem isso? Porque acham que é mais fácil??? Não não é, e ninguém em nenhum Data Center utiliza Ubuntu para NADA!!!! Por exemplo, algumas coisas que o instrutor mostrou, apesar de funcionarem de forma semelhante, são operacionalmente diferente no RedHat!

E levando em conta que quem busca LPI e certificações superiores irá administrar SERVIDORES, porque o curso não é ministrado em algum Linux baseado em RedHat como Fedora, CentOS ou o próprio RedHat?

2 respostas

Olá Hugo, tudo bem?

Agradecemos o feedback, acredito que a escolha do Ubuntu tenha sido por conta de ser um ambiente de maior familiaridade para os alunos do curso.

De qualquer forma, vou repassar internamente sua observação.

Obrigado

Realmente Hugo, Como o Prof. Rafael mencionou a ideia era a familiaridade, logo a distribuição Ubuntu foi escolhida para tal.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software