O instrutor fala que "seria necessário" mover todo um programa para /usr/bin no caso de você querer que ele seja um executável, porém isso é um equívoco, percebe-se pela escolha do "lixuntu" que inclusive foi chamado pelo instrutor em algum ponto de "Server" arhg!!!, bom... vamos ao que interessa... se você quer que um determinado programa/script que você criou por exemplo no diretório /utils/bash seja executado globalmente direto do terminal, basta você criar um LINK SIMBÓLICO (ln -s) deste programa, vamos dizer "ReiniciarServicos.sh" ou seja:
ln -sf /utils/bash/ReiniciarServicos.sh /usr/bin/ReiniciarServicos
Pronto...
Estou fazendo o curso por curiosidade, pois tenho mais de 8 anos de experiência com Infraestrutura e Administração de Ambientes Linux e meu único descontento com o curso foi a escolha do Linux, UBUNTU!? Porque as pessoas fazem isso? Porque acham que é mais fácil??? Não não é, e ninguém em nenhum Data Center utiliza Ubuntu para NADA!!!! Por exemplo, algumas coisas que o instrutor mostrou, apesar de funcionarem de forma semelhante, são operacionalmente diferente no RedHat!
E levando em conta que quem busca LPI e certificações superiores irá administrar SERVIDORES, porque o curso não é ministrado em algum Linux baseado em RedHat como Fedora, CentOS ou o próprio RedHat?