Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não é necessário declarar uma porta analógica como INPUT ou OUTPUT?

A função AnalogRead() por si só já declara a porta (neste caso, a porta A0) como INPUT? Sei que a função pinMode() serve apenas para portas digitais, mas não é necessário declarar uma porta analógica como INPUT ou OUTPUT assim como nas portas digitais?

1 resposta
solução!

Faala Luan, como vai? Espero que esteja bem ^-^

A analogRead funciona um pouco diferente do que estamos acostumados. Um sinal digital possui apenas dois valores: HIGH e LOW, por isso definimos INPUT E OUTPUT. Mas, o sinal analógico pode assumir qualquer número de valores, por isso não definimos nem INPUT ou OUTPUT para ele. Observe que utilizamos a função analogRead (pin) para obter o valor do sinal analógico lido e esse valor geralmente varia de 0 a 1023, o que nos permite ir para caminhos diferentes a depender do valor do sinal analógico lido, com essa função basta especificarmos o pino analógico e ela nos dará o valor do mesmo. Mas observe que ao escrever utilizando a analogWrite precisamos definir o pino como saída.

Qualquer dúvida estou por aqui.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software