Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Não direciona a tela cadastro_concluido.html

Não consigo identificar o motivo de não estar abrindo a tela de Cadastro concluído, mesmo efetuando o cadastro do cliente na tela Clientes. Percebi dois erros no console, mas não sei identificar se esse pode ser o motivo:

DevTools failed to load source map: Could not load content for chrome-extension://fheoggkfdfchfphceeifdbepaooicaho/sourceMap/chrome/iframe_handler.map: HTTP error: status code 404, net::ERR_UNKNOWN_URL_SCHEME DevTools failed to load source map: Could not load content for chrome-extension://fheoggkfdfchfphceeifdbepaooicaho/sourceMap/chrome/content.map: HTTP error: status code 404, net::ERR_UNKNOWN_URL_SCHEME

O meu arquivo cadastraCliente-controller.js está com o código abaixo, que me parece identico ao da aula. Até coloquei um console.log dentro do .then da execução do criaCliente, mas ele não aparece no console do navegador.

import { clienteService } from "../service/cliente-service.js";

const formulario = document.querySelector('[data-form]')

formulario.addEventListener('submit', (evento) => { evento.preventDefault const nome = evento.target.querySelector('[data-nome]').value const email = evento.target.querySelector('[data-email]').value

clienteService.criaCliente(nome, email)
.then(()=> {
    console.log('passei aqui')
    window.location.href = '.../telas/cadastro_concluido.html'
})

})

6 respostas

Fala Thiago, Beleza?

Percebi que no trecho abaixo você colocou três pontos definindo uma parte da url.

Faz a alteração:

De: window.location.href = '.../telas/cadastro_concluido.html'

Para: window.location.href = '../telas/cadastro_concluido.html'

Tenta fazer isso e informa se resolveu.

Abs.

E aí Eraldo. Tudo certo, e contigo? Essa alteração de dois pontos para três foi uma das tentativas que fiz pra tentar fazer funcionar. Voltei para dois pontos e continua não indo, infelizmente. Minha suspeita é que o return na função criaCliente esteja parando a execução da ação

const listaClientes = () => {
    return fetch(`http://localhost:3000/profile`)
    .then(resposta => {
        return resposta.json()
    })

}

const criaCliente = (nome, email) => {

return fetch(`http://localhost:3000/profile`, {
        method: 'POST',
        headers: {
            'Content-Type' : 'application/json'
        },
        body: JSON.stringify({
            nome: nome,
            email: email
        }) 
    })
    .then( resposta => {
        return resposta.body;
    })

}

export const clienteService = {
    listaClientes,
    criaCliente
}

Thiago,

Entendi... é isso mesmo, precisamos ir testando as possibilidades. ;D

Nesse novo trecho de código percebi que vc da return no fetch. Retira esses returns do inicio... o fetch pode ser passado direto.

O ideal seria vc disponibilizar seu projeto no github para darmos uma olhada pra tentar te ajudar melhor.

Abs.

Vou tentar compartilhar, vai ser minha primeira tentativa. Eu até iniciei umas aulas seguintes, pra ver se continuando poderia encontrar a solução, mas não foi. Veja se é esse link mesmo.

https://github.com/thiagocunha88/Cursos/tree/main/JavaScript/JS_na_web_-_CRUD_com_JavaScript_assincrono

Estou recomeçando este curso, porque tive uma pausa no meio pra iniciar a imersão, acabei fazendo outra imersão logo em seguida. Quando se para no meio a coisa não vai certa. Caso consiga me ajudar, retomarei. Obrigado.

solução!

Fala Thiago!

Vou tentar descrever o que fiz para achar o "problema" na aplicação.

Rodei sua aplicação e acessei a tela de cadastro de novo cliente. Percebi que a tela fez um reload muito rápido voltando para a tela de cadastro.

Fui na página de cadastro e acessei o arquivo cadastraCliente-controller.js para checar o código.

Percebi que você colocou um prevetDefault, no evento do clique no botão, porém não executou essa função.

O submit tem o comportamento padrão de enviar os dados fazendo reload da página e realmente precisamos colocar o preventDefault() no evento para que ele não se comporte da maneira padrão.

A única coisa que fiz foi chamar a função com ()... ficando: evento.preventDefault()

Aqui rodou a tela de cadastro realizado e acredito que vai funcionar da forma que você queira agora.

Bons estudos! Espero ter ajudado.

Obs.: Fiz o fork do teu repositório para submeter uma pullrequest. Como estou tentando entender melhor o Github fiz dessa forma para contribuir com o teu repositorio. Dá uma olhada lá e aceita o pullrequest, para fazer o merge e atulizar teu código. ;D

Abs!

Muito obrigado, amigo, funcionou. Passou despercebido por mim, mas não por você. Vou dar seguimento ao curso. Novamente, muito obrigado.