2
respostas

Não consigo ver a versão do Java pelo console

No console, ao digitar java -version ou java --version, não é retornado NADA!

Por favor, alguém sabe como resolver isso?

2 respostas

Oie Valéria, tudo bem com você?

Acredito que seu problema possa ser nas variáveis de ambiente, pois além de instalar a JDK você precisa configurar o Java nas variáveis de ambiente para conseguir usar os comandos do terminal.

Para fazer isso, siga o seguinte raciocínio:

• Acesse o "meu computador" -> clique com o botão direito do mouse em um canto vazio -> Selecione a opção "propriedades".

Área: Este computador

• Na aba que abrir, no canto superior esquerdo, selecione a opção "Configurações avançadas so sistema.

Propriedades do sistema

• Na aba que irá abir, selecione a opção "Váriaveis de Ambiente".

Aba para selecionar variáveis de ambiente

• Irá abrir outra aba, e nela você deve selecionar a opções "nova", no menu no canto inferior direito.

Selecionar botão "nova"

• Nessa tela que abrir, no campo "Nome da Variável", digite: JAVA_HOME. No campo "Valor da Variável" que está logo abaixo do outro, coloque o caminhio da sua JDK, normalmente o caminho é esse: "C:\Program Files\Java\SUA_VERSÃO_DA_JDK", só mudando o arquivo dependendo da versão da sua JDK. Ao invés de digitar, você também pode clicar em "Procurar arquivo", abrindo uma aba permitindo você procurar seu arquivo JDK.

Criando JAVA_HOME

• Após isso você também deverá configurar o PATH. Para fazermos isso, na aba "Variáveis de Ambiente", na caixa de "variáveis de ambiente", procure a variável "Path", com ela selecionada, clique em "Editar".

Configurando o Path

• Na aba que abrir, no canto superior direito, clique na opção "Novo". Escreva "%JAVA_HOME%\bin" no campo que será aberto e por último clique em "ok".

Aba para adicionar o JAVA_HOME

Pronto! Agora é só ir dando "ok" nas páginas até todas as abas fecharem.

Em caso de dificuldade, recomendo a vizualiação dessa aula aqui.

Espero que eu tenha ajudado, qualquer dúvida ou problema fico a disposição :)

Bons estudos!

Igor, bom dia. Tudo bem? Agradeço pelo envio da configuração das variáveis de ambiente. Porém, eu fiz tudo como vc sugeriu e como está no vídeo. Mas o problema continua.