3
respostas

Não consigo utilizar o Oracle SQL developer

Quando vou iniciar um teste no sql developer ele me retorna a seguinte mensagem : Status : Com FalhaFalha no teste: Erro de ES: The Network Adapter could not establish the connection (CONNECTION_ID=vL13NDNvQn67tBx4Wk+q3A

e quando abro o sql developer aparece a seguinte mensagem: Não foi encontrada nenhuma entrada TNS em {USER Home dir=C:\Users\breno, TNS_ADMIN=C:\oracle\app\oracle\product\10.2.0\server\network\ADMIN, ORACLE_HOME=C:\oraclexe\app\oracle\product\10.2.0\server\network\admin}

Como proceder?

3 respostas

Olá, Breno, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente ? Assim, poderei entender melhor o que pode estar acontecendo.

  • Você poderia acessar este diretório e verificar se na pasta admin existe os arquivos listener.ora, sqlnet.ora e tnsnames.ora ?
  • Poderia verificar também, se neste diretório existe uma outra pasta chamada sample e se dentro desta pasta existe algum arquivo?

Aguardo o seu retorno!

Olá, não existem nenhuma pasta Sample e nem os arquivos .ora na pasta admin, na pasta admin só tem um README, escrito:

This is the default directory for Oracle Network and Oracle Client configuration files. You can place files such as tnsnames.ora, sqlnet.ora and oraaccess.xml in this directory. NOTE: If you set an environment variable TNS_ADMIN to another directory containing configuration files, they will be used instead of the files in this default directory.

Aparentemente Breno, os arquivos de conexão não foram criados durante a instalação.

  • Você poderia tentar criar a conexão manualmente e verificar o que acontece?
  • Você poderia verificar também, quais serviços Oracle foram criados?

Você pode acessar os serviços do Windows da seguinte forma:

  1. Abra o menu Iniciar e digite Serviços
  2. Ao digitar deve aparecer para você o aplicativo Serviços , clique em abrir:

menu iniciar do windows, no campo de busca está digitado serviços e em melhor correspondências a opção serviços está destacada com um retângulo vermelho sem preenchimento

  1. Ao abrir tente localizar os serviços da Oracle:

Serviços do windows, onde o serviço OracleServiceXe e  OracleXETNSListener estão destacados com um retângulo vermelho sem preenchimento