Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Não consigo utilizar o gedit

Fui modificar o Path para colocar o caminho do java, mas fiz algumo coisa errada agora não consigo abrir o bashrc

O que eu fiz:

digitei o o comando which java e acrescentei a resposta na path

depois disso não consigo mais usar o gedit e nem acho o java...

Ainda bem que estou usado Vbox com ubuntu

9 respostas
solução!

Oi Josye!

Roda o seguinte comando e posta aqui a saída?

$ echo $PATH

Você consegue talvez usar um editor simples de terminal chamado nano, para editar o arquivo:

` nano ~/.bashrc

Oi Josye, você tentou digitar o caminho completo para o gedit? tipo /usr/bin/gedit ?

Wamderson digitando o caminho completo abriu um arquivo gedit, porem em branco, não o bashrc. Bem aprendi mais esse mode de obrir o gedit, obrigada, mas acho que não coloquei minha divida direito...O caso é que não consigo mais editar o bashrc através do gedit.

Lucas, digitando echo $PATH, deu como resposta /usr/bin/java

se eu digito nano ~/.bashrc diz que o comando 'nano' is no avaible in 'bin/nano'

Oi Josye, você pode passar o arquivo como parametro para o gedit abrir:

$ /usr/bin/gedit ~/.bashrc

quando editar o arquivo, na linha onde você está adicionando o java no PATH, tenta fazer assim:

export PATH=$PATH:/usr/bin/java

Isso faz com que ele mantenha o conteúdo já existente na variável de ambiente.

depois disso, desloga do usuário e loga novamente, por garantia e tentar ver se tudo voltou a funcionar?

Entendi, Josye, acho que foi falta de atenção minha, desculpa. Tenta fazer como o Lucas falou acima? Acho que vai resolver.

Imagina, Wanderson, toda ajuda é bem vinda! Fiz como o Lucas falou: assim consegui abrir o arquivo bashrc, mas agora só consigo abrir desse jeito mesmo. Para abrir de modo direto pelo simples comando: gedit bashrs & teria que configurar o PATH, certo? como faria então? Meu PATH atual está simplesmente assim:

PATH=$PATH:/home/josye/scripts

Oi Josye!

Nessa linha que você colou aqui, tenta deixar ela assim:

export PATH=$PATH:/home/josye/scripts

Desloga e loga de novo no sistema e avisa no que deu? (tenta usar o gedit digitando o comando direto em vez do caminho completo)

[]'s

Josye, isso é tudo que tem no seu .bashrc? Acho que pra tudo voltar a funcionar normalmente, você vai precisar do conteúdo do bashrc original. Você está usando o Ubuntu em uma VM, né isso? Que versão do Ubuntu?